Será que estamos vendo Tatooine com a Millenium Falcon? Não, na verdade, esta foto mostra as fundações do maior olho do mundo virado para o céu: o Extremely Large Telescope (ELT) do Observatório Europeu do Sul, o ESO. Atualmente em construção no topo do Cerro Armazones, no deserto chileno do Atacama, o ELT dará início às suas operações científicas em 2027 e será uma das principais instalações astronômicas do mundo inteiro.

Esta fotografia esférica bastante curiosa, tirada em janeiro de 2022, foi criada a partir de uma projeção estereográfica, na qual uma imagem panorâmica é projetada num único plano. A imagem esférica mostra os primeiros indícios da grande cúpula esférica do ELT, que abrigará um enorme espelho primário de 39 metros, o M1. Esse espelho, composto por 798 segmentos hexagonais, será controlado em tempo real por um sistema de sensores de alta precisão, que manterá todos os segmentos perfeitamente alinhados, através de uma técnica chamada óptica ativa. Outro espelho, o M4, irá se deformar até mil vezes por segundo para corrigir os efeitos da turbulência atmosférica. Essa tecnologia, chamada óptica adaptativa, permitirá ao ELT obter imagens extraordinariamente detalhadas de corpos celestes.

A imagem também destaca o isolamento do local onde está o ELT está sendo construído, longe de poluição luminosa causada por cidades próximas. O planalto do Cerro Armazones se encontra a uma altitude de 3 mil metros e desfruta de mais de 320 noites límpidas por ano, o que faz dele o local ideal para observar o cosmos. Curioso para ver como a construção está progredindo? Então confira as webcams do ESO.