Planeta que orbita estrela mais próxima pode ser habitável

Segundo astrônomos, Proxima b apresenta temperaturas amenas o suficiente para que a água em estado líquido se acumule em sua superfície

Concepção artística da superfície do planeta Proxima b, que orbita a estrela anã vermelha Proxima Centauri: possibilidade da existência de água em estado líquido. Crédito: ESO/M. Kornmesser

Um planeta do tamanho aproximado da Terra que orbita a estrela vizinha mais próxima do Sistema Solar pode ser habitável, informa a Nasa. A conclusão é de astrônomos que usam o telescópio de 3,6 metros do Observatório Europeu do Sul (ESO) em La Silla, no Chile, juntamente com outros telescópios ao redor do mundo.

Descoberto em 2016, o exoplaneta, Proxima b, está a uma distância de sua estrela, a anã vermelha Proxima Centauri, que permite temperaturas amenas o suficiente para que a água líquida se acumule em seu solo.

A impressão artística reproduzida acima mostra uma vista da superfície de Proxima b orbitando Proxima Centauri. A estrela dupla Alpha Centauri AB também aparece na imagem.

LEIA TAMBÉM: Um número surpreendente de exoplanetas pode abrigar vida

Proxima b é um pouco mais massivo que a Terra. Ele está em órbita na zona habitável ao redor de Proxima Centauri. Em sua localização, a temperatura é adequada para a existência de água líquida em sua superfície.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago