Plataforma valoriza restaurantes saudáveis e sustentáveis

Iniciativa Restaurante Saudável busca incentivar a alimentação correta fora de casa, bem como boas práticas para o delivery, que ganhou fôlego na pandemia

Plataforma Restaurante Saudável busca fornecer ao usuário informações para aprender a comer melhor. Crédito: Piqsels

O Restaurante Saudável é uma iniciativa da Associação Brasileira para a Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável (Abpass), patrocinado pelo Carrefour e que busca conscientizar consumidores e profissionais de restaurantes em relação a bons hábitos alimentares. Por meio do site restaurantesaudavel.com.br, o programa visa a identificar, avaliar e promover os restaurantes que oferecem alimentação que, além de gostosas, facilita os cuidados preventivos com a saúde. O lançamento oficial da plataforma será na próxima quarta-feira, 27 de maio, às 20h, em live no Instagram @restaurantesaudavel.

Na linha de frente do Restaurante Saudável estão os clientes de restaurantes, que podem tanto recomendar os locais onde gostam de comer quanto dar notas aos que já estão no site. As avaliações devem ser baseadas em cinco critérios: higiene e segurança dos alimentos, qualidade dos ingredientes, variedade de pratos, técnicas culinárias adequadas e comunicação que incentive refeições saudáveis. Neste período de pandemia do novo coronavírus, a iniciativa é essencial, já que a higiene é o principal fator de proteção da doença e os restaurantes estão em funcionamento por delivery (modelo que requer cuidados com a higiene em diversas etapas do processo).

“O consumo de opções que se enquadram nesses requisitos ampliará os horizontes do público, que entenderá as orientações verdadeiras em termos de alimentação saudável. É comer peito de frango com salada? É comer comida sem sal? Não tem nada a ver, é muito diferente desses estereótipos”, afirma Almir Neto, fundador da Abpass. O relacionamento entre consumidor e profissional também muda quando se aprende a comer melhor. “Quando a pessoa bem informada for ao restaurante, estará apta a demandar um prato equilibrado, variado, colorido e muito saboroso”, completa Almir.

LEIA TAMBÉM: Aquecimento global pode afetar produção de alimentos, alerta IPCC

Treinamento a distância

No fim do ano, os estabelecimentos do Rio de Janeiro e de São Paulo com as melhores notas vão participar de uma auditoria e concorrer ao Prêmio Abpass-Carrefour Restaurante Saudável. Além da possibilidade de ser reconhecidos, os profissionais vão entender em que pontos precisam melhorar. Para ajudar nesse processo, o site tem uma área de educação a distância para ensiná-los a escolher e preparar os alimentos de forma sustentável. Esse treinamento a distância será muito benéfico principalmente para os pequenos empreendedores e suas equipes.

A parceria da Abpass com o Carrefour tem o objetivo de mostrar que comidas saborosas podem ser saudáveis, diversificadas e com preço acessível. O Restaurante Saudável é um ponto de encontro virtual para quem quer, de um lado, comer bem e de forma sustentável e, de outro, para quem quer cozinhar e entregar um cardápio com sabor e responsabilidade. “A iniciativa está alinhada ao movimento Act for Food, lançado pelo Grupo Carrefour Brasil em 2018 e que visa à democratização de alimentos saudáveis e frescos, conscientizando a população sobre bons hábitos”, avalia Lucio Vicente, head de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.

De acordo com uma das fundadoras da Abpass, Nilce Argento, a iniciativa visa à promoção da saúde. “Os profissionais da área de alimentação podem ajudar a população a se prevenir e a ter uma imunidade maior para minimizar os riscos de uma doença, seja ela o coronavírus ou qualquer outra”, enfatiza. Alimentação prazerosa e que favorece a saúde é a meta maior do Restaurante Saudável.

Veja também

+ Invasão de vespas assassinas aumenta tensão com 2020 nos EUA
+ Anticoagulante reduz em 70% infecção de células pelo coronavírus
+ Assintomáticos: 5 dúvidas sobre quem pega o vírus e não tem sintomas
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança