Cerca de 12% dos clientes alugam veículos para dormir, guardar pertences pessoais ou fazer telefonemas, entre outras razões

 

Por que japoneses entregam carros alugados com poucos quilômetros percorridos? O mistério, detectado inicialmente pela empresa de aluguel de carros Orix Auto e divulgado pelo diário japonês “Asahi Shimbun”, foi enfim solucionado, segundo o jornal inglês “The Guardian”.

Os resultados surpreenderam: até um em cada oito clientes está usando seus carros de aluguel para cochilar, recuperar o atraso no trabalho, fazer ligações telefônicas ou até mesmo aperfeiçoar suas habilidades no idioma.

A Orix Auto descobriu que 230 mil usuários registrados não estavam dirigindo os veículos que haviam alugado. Outras empresas do setor notaram anomalias semelhantes nos registros de quilometragem de seus clientes, e começou uma investigação junto a eles para se solucionar o enigma.

Com mais de 1,2 milhão de usuários registrados, a empresa Times24 descobriu ainda que seus veículos alugados também eram usados como espaço para armazenar pertences pessoais quando os armários comuns nas proximidades estavam cheios.

 

Soneca

Uma concorrente, a NTT Docomo, descobriu em uma pesquisa de 2018 com 400 clientes que um em cada oito não alugava carros para dirigi-los. Dessa parcela, a maioria declarou que usava o veículo alugado para cochilar ou para falar ao telefone com família, amigos e clientes empresariais.

Um dos entrevistados pelo “Asahi Shimbun”, funcionário de empresa com 30 e poucos anos e idade, disse ao jornal: “Aluguei um carro para comer uma refeição embalada que comprei em uma loja de conveniência porque não encontrei outro lugar para almoçar”.

O jornal japonês lembrou que uma série de facilidades no aluguel de um carro ajudou a criar a situação insólita. No Japão, os veículos podem ser reservados online. A Times24 cobra apenas 400 ienes (cerca de R$ 14) por meia hora de aluguel e põe à disposição dos clientes mais de 12 mil pontos de coleta de carros em todo o país.

Pensando nisso, alugar um carro pode ser realmente bem tentador para quem deseja tirar uma soneca. Segundo ima pesquisa da fabricante de produtos de saúde Fuji Ryoki, 92,6% dos japoneses com mais de 20 anos disseram que não dormiam o suficiente.