• IstoÉ
  • IstoÉ Dinheiro
  • Dinheiro Rural
  • Menu
  • Motorshow
  • Planeta
  • Select
  • Gente
  • GoOutside
  • Hardcore
Anuncie
Assine
Revista Planeta
MenuMenu
FECHAR
  • Home
  • Astronomia
  • Arqueologia
  • Ciência
  • Viagem
  • Espiritualidade
  • Siga-nos:Facebook
Arqueologia28/04/2022

‘Porto’ fenício na Sicília era de fato templo alinhado com as estrelas

O kothon de Mothya com uma réplica da estátua do deus Ba’al no centro. Crédito: Expedição da Universidade Sapienza de Roma a Motya

28/04/22 - 12h14min

Arqueólogos descobriram que uma bacia artificial de 2.500 anos na Sicília ocidental, antes identificada como um porto militar, era na verdade uma das maiores piscinas sagradas do Mediterrâneo. O lago estava alinhado com as estrelas como a peça central de um enorme santuário religioso. Esta descoberta foi feita na cidade insular de Motya, um movimentado porto fenício no primeiro milênio antes de Cristo. A piscina foi adicionada por volta de 550 a.C., quando a cidade foi reconstruída após um ataque de Cartago, antiga rival de Roma.

A bacia foi redescoberta na década de 1920. Os arqueólogos concluíram que era um porto artificial, pois Cartago tinha uma estrutura semelhante, chamada kothon, que servia como porto militar. No entanto, uma nova pesquisa em Motya, publicada na revista Antiquity, revelou que esse não era o caso. “Durante um século pensou-se que o kothon de Motya era um porto, mas novas escavações mudaram drasticamente sua interpretação: era uma piscina sagrada no centro de um enorme complexo religioso”, disse o professor Lorenzo Nigro, da Universidade de Roma La Sapienza (Itália), autor da pesquisa realizada em conjunto com a Superintendência Regional do Patrimônio Cultural e Ambiental de Trapani, na Sicília.

Essas novas escavações fazem parte de um projeto de décadas em Motya. Pesquisas anteriores haviam encontrado um templo dedicado ao deus Ba’al na borda do kothon de Motya, em vez dos edifícios do porto esperados. Essa descoberta inesperada motivou a reinvestigação do kothon a partir de 2010. Durante os dez anos seguintes, o professor Nigro e a equipe drenaram e escavaram a bacia, que é mais longa e larga do que uma piscina olímpica.

Templos adicionais

“Isso revelou que ela não poderia ter servido como porto, pois não estava ligada ao mar. Em vez disso, era alimentada por fontes naturais”, disse Nigro. A equipe também encontrou templos adicionais ao lado do kothon, juntamente com estelas, altares, oferendas votivas e um pedestal no centro do lago que chegou a abrigar uma estátua de Ba’al. uma piscina sagrada no centro de uma das maiores complexos de culto do Mediterrâneo pré-clássico.

O mapeamento desse local revelou que ele estava alinhado com as estrelas: “O Templo de Ba’al próximo está alinhado com a ascensão de Órion no solstício de inverno, enquanto as estelas e outras características estavam alinhadas com outros eventos astronômicos”, afirmou Nigro. “Isso aponta para o profundo conhecimento do céu alcançado por civilizações antigas.”

Além disso, a superfície plana da piscina pode ter sido usada para rastrear esses movimentos celestes, que eram importantes tanto para a navegação quanto para os feriados religiosos. Notavelmente, muitos desses decorrem de outras culturas antigas, sugerindo que Motya permaneceu um caldeirão cultural aberto e receptivo. Registros históricos também atestam uma atitude aberta, indicando que ela causou a animosidade com Cartago a qual contribuiu para a eventual queda de Motya.

A bacia já foi preenchida e uma cópia da estátua de Ba’al foi colocada no centro da piscina para replicar o impacto visual que um habitante de Motya poderia ter sentido.

Saiba mais
+ Carolina Dieckmann pede R$ 9 milhões por mansão no Rio
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua

Antiquity