“Facts First” (“Fatos em primeiro lugar”) é o slogan de uma campanha de branding da CNN que afirma que “uma vez que os fatos são estabelecidos, as opiniões podem ser formadas”. O problema é que, embora pareça lógica, essa afirmação atraente é uma falácia não apoiada pela pesquisa.

Estudos de psicologia cognitiva e neurociência descobriram que o exato oposto geralmente é verdadeiro quando se trata de política: as pessoas formam opiniões com base em emoções, como medo, desprezo e raiva, em vez de confiar em fatos. Frequentemente, novos fatos não mudam a mente das pessoas.

Estudo desenvolvimento humano, saúde pública e mudança de comportamento. Em meu trabalho, vejo em primeira mão como é difícil mudar a mente e o comportamento de alguém quando ele ou ela encontra novas informações que vão contra suas crenças.

Sua visão de mundo, incluindo crenças e opiniões, começa a se formar durante a infância, à medida que você é socializado em um contexto cultural específico. Ele é reforçado ao longo do tempo pelos grupos sociais que você mantém, a mídia que você consome e até mesmo como seu cérebro funciona. Isso influencia como você pensa sobre si mesmo e como você interage com o mundo.

Para muitas pessoas, um desafio à sua visão de mundo parece um ataque à sua identidade pessoal e pode fazer com que elas endureçam sua posição. Aqui estão algumas das pesquisas que explicam por que é natural resistir a mudar de ideia – e como você pode melhorar essas mudanças.

Rejeitando o que contradiz suas crenças

Em um mundo ideal, as pessoas racionais que encontram novas evidências que contradizem suas crenças avaliariam os fatos e mudariam suas opiniões de acordo. Mas geralmente não é assim que as coisas acontecem no mundo real.

Em parte, a culpa é um viés cognitivo que pode entrar em ação quando as pessoas encontram evidências que contrariam suas crenças. Em vez de reavaliar o que acreditavam até agora, as pessoas tendem a rejeitar as evidências incompatíveis. Os psicólogos chamam esse fenômeno de perseverança de crença. Todos podem ser vítimas dessa forma arraigada de pensar.

Ser apresentado a fatos – seja por meio de notícias, mídias sociais ou conversas individuais – que sugerem que suas crenças atuais estão erradas faz com que as pessoas se sintam ameaçadas. Essa reação é particularmente forte quando as crenças em questão estão alinhadas com suas identidades políticas e pessoais. Pode parecer um ataque a você se uma de suas crenças mais fortes for desafiada.

Confrontar fatos que não se alinham com sua visão de mundo pode desencadear um “efeito de tiro pela culatra”, que pode acabar fortalecendo sua posição e crenças originais, principalmente com questões politicamente carregadas. Pesquisadores identificaram esse fenômeno em vários estudos, incluindo opiniões sobre políticas de mitigação das mudanças climáticas e atitudes em relação à vacinação infantil.

Concentrando-se no que confirma suas crenças

Há outro viés cognitivo que pode atrapalhar sua mudança de mente, chamado viés de confirmação. É a tendência natural de buscar informações ou interpretar as coisas de uma maneira que apoie suas crenças existentes. Interagir com pessoas e mídia com ideias semelhantes reforça o viés de confirmação. O problema com o viés de confirmação é que ele pode levar a erros de julgamento porque impede que você veja uma situação objetivamente de vários ângulos.

Uma pesquisa Gallup de 2016 nos EUA fornece um ótimo exemplo desse viés. Em apenas um período de duas semanas abrangendo as eleições de 2016, republicanos e democratas mudaram drasticamente suas opiniões sobre o estado da economia – em direções opostas.

Mas nada era novo na economia. O que mudou foi que um novo líder político de um partido diferente foi eleito. O resultado da eleição mudou a interpretação dos entrevistados sobre como a economia estava indo – um viés de confirmação levou os republicanos a avaliarem muito melhor agora que seu cara estaria no comando; para os democratas, foi o contrário.

A fiação do cérebro não ajuda

Os vieses cognitivos são padrões previsíveis na maneira como as pessoas pensam que podem impedi-las de pesar evidências objetivamente e mudar de ideia. Algumas das maneiras básicas como seu cérebro funciona também podem trabalhar contra você nessa frente.

Seu cérebro está programado para protegê-lo – o que pode levá-lo a reforçar suas opiniões e crenças, mesmo quando estão equivocadas. Vencer um debate ou uma discussão desencadeia uma enxurrada de hormônios, incluindo dopamina e adrenalina. Em seu cérebro, eles contribuem para a sensação de prazer que você tem durante o sexo, comer, andar de montanha-russa – e sim, ganhar uma discussão. Essa pressa faz você se sentir bem, talvez até invulnerável. É um sentimento que muitas pessoas querem ter com mais frequência.

Além disso, em situações de alto estresse ou desconfiança, seu corpo libera outro hormônio, o cortisol. Ele pode sequestrar seus processos avançados de pensamento, razão e lógica – o que os psicólogos chamam de funções executivas do seu cérebro. A amígdala do seu cérebro se torna mais ativa, o que controla sua reação inata de luta ou fuga quando você se sente ameaçado.

No contexto da comunicação, as pessoas tendem a levantar a voz, recuar e parar de ouvir quando esses produtos químicos estão percorrendo seus corpos. Uma vez que você está nessa mentalidade, é difícil ouvir outro ponto de vista. O desejo de estar certo e os mecanismos de proteção do cérebro tornam muito mais difícil mudar opiniões e crenças, mesmo na presença de novas informações.

Você pode treinar-se para manter uma mente aberta

Apesar dos vieses cognitivos e da biologia cerebral que dificultam a mudança de mente, existem maneiras de dar um curto-circuito nesses hábitos naturais.

Trabalhe para manter a mente aberta. Permita-se aprender coisas novas. Busque perspectivas de vários lados de um problema. Tente formar e modificar suas opiniões com base em evidências precisas, objetivas e verificadas.

Não se deixe influenciar por estranhos. Por exemplo, dê mais peso aos numerosos médicos e autoridades de saúde pública que descrevem a preponderância de evidências de que as vacinas são seguras e eficazes do que o que você dá a um médico marginal em um podcast que sugere o oposto.

Tenha cuidado com a repetição, pois as declarações repetidas geralmente são percebidas como mais verdadeiras do que novas informações, não importa o quão falsa a afirmação possa ser. Manipuladores de mídia social e políticos sabem disso muito bem.

Apresentar as coisas de maneira não confrontante permite que as pessoas avaliem novas informações sem se sentirem atacadas. Insultar os outros e sugerir que alguém é ignorante ou mal informado, não importa o quão equivocadas suas crenças possam ser, fará com que as pessoas que você está tentando influenciar rejeitem seu argumento. Em vez disso, tente fazer perguntas que levem a pessoa a questionar o que ela acredita. Embora as opiniões possam não mudar, a chance de sucesso é maior.

Reconheça que todos nós temos essas tendências e ouça respeitosamente outras opiniões. Respire fundo e faça uma pausa quando sentir seu corpo se preparando para uma luta. Lembre-se, não há problema em estar errado às vezes. A vida pode ser um processo de crescimento.

* Keith M. Bellizzi é professor de Desenvolvimento Humano e Ciências da Família na Universidade de Connecticut (EUA).

** Este artigo foi republicado do site The Conversation sob uma licença Creative Commons. Leia o artigo original aqui.