Primatas pré-históricos adoravam alimentos doces

Dentes fossilizados do Microsyops latidens, que viveu há cerca de 54 milhões de anos, são os mais antigos a apresentar cáries entre mamíferos

Pedaço fossilizado da mandíbula superior do primata apresenta duas cáries. Crédito: Keegan Selig

Fósseis de dentes de uma espécie de primata pré-histórico, Microsyops latidens, que datam do Eoceno Inferior (cerca de 54 milhões de anos atrás) exibem as primeiras evidências conhecidas de cárie dentária em mamíferos. O estudo, de Keegan Selig e Mary Silcox, da Universidade de Toronto em Scarborough (Canadá), foi publicado na revista Scientific Reports.

De 1.030 fósseis dentais individuais (dentes e cortes da mandíbula) descobertos na Bacia de Southern Bighorn (Wyoming, EUA), 77 (7,48%) apresentaram cárie dentária. Ela provavelmente foi causada por uma dieta rica em frutas ou outros alimentos ricos em açúcar. Mudanças na prevalência de cáries ao longo do tempo indicam que a dieta dos primatas oscilou entre alimentos com maior e menor teor de açúcar.

Selig e Silcox compararam a posição dos fósseis em estratos de sedimentos da Bacia de Southern Bighorn para determinar sua idade. Os fósseis podem ser datados com base na idade geológica do sedimento em que foram encontrados.

Climas variáveis

Os pesquisadores descobriram que os espécimes mais antigos e mais recentes tinham menos cáries em comparação com o resto da amostra, o que pode indicar que a dieta dos primatas oscilava entre os alimentos com maior e menor teor de açúcar. Segundo Selig e Silcox, os climas variáveis durante o início do Eoceno podem ter impactado o crescimento da vegetação e a disponibilidade de alimentos.

Os autores também descobriram que havia uma maior prevalência de cárie nos fósseis de Microsyops latidens em comparação com as frequências relatadas em estudos de primatas vivos hoje. Apenas os gêneros Cebus (como os macacos-pregos) e Saguinus (como os micos) apresentaram maior prevalência de cárie do que Microsyops latidens.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago