Primeira caminhada espacial só de mulheres está programada pela Nasa

Duas astronautas da NASA e uma controladora de voo canadense integrarão a primeira caminhada espacial exclusivamente feminina

Anne McClain (esq.), e Christina H. Koch são as duas astronautas norte-americanas que protagonizarão a primeira caminhada especial só de mulheres. (Crédito: NASA)

As astronautas da NASA Anne McClain e Christina Koch conduzirão uma caminhada espacial como parte da tripulação do Expedition 59 na Estação Espacial Internacional, tendo a controladora de voo da Agência Espacial Canadense, Kristen Facciol, como controladora de voo no Johnson Space Center da NASA em Houston. Será a primeira caminhada espacial exclusivamente feminina.

Em 25 de julho de 1984, a cosmonauta Svetlana Savitskaya tornou-se a primeira mulher a andar no espaço. Agora, quase 35 anos depois, a história será mais uma vez feita, já que a primeira caminhada espacial só para mulheres está programada para 29 de março. Desde 1998, houve 213 caminhadas espaciais na estação espacial – 160 delas em trajes espaciais dos EUA, e 53 feitas pelos russos.

Kristen Facciol será controladora de voo no Johnson Space Center da NASA, em Houston, na primeira caminhada espacial exclusivamente feminina (Crédito: Arquivo Pessoal)

Segundo a NASA, as caminhadas espaciais permitem que os astronautas trabalhem fora de suas espaçonaves no espaço, realizem ou testem experimentos científicos e costumam durar de cinco a oito horas. Mas não se sabe ainda quanto tempo essa levará.

McClain e Koch foram selecionados para serem astronautas da NASA em 2013. McClain é atualmente parte da tripulação da Expedition 58 que foi lançada em dezembro de 2018 e também servirá na Expedição 59, programada para ser lançada em 14 de março. McClain fará uma caminhada espacial antes dessa, quando estará ao lado do astronauta da NASA, Tyler “Nick” Hague, em 22 de março. Koch servirá como engenheira de voo para as Expedições 59 e 60.

blog comments powered by Disqus