Primeira praia do Brasil? Programe-se para conhecer Barra do Cahy, em Prado

A praia Barra do Cahy, em Prado, no extremo sul da Bahia, é considerada, desde 2017, a primeira praia do Brasil. A experiência na região fica completa com passeios em meio à natureza, com direito a mergulhos e observação de baleias jubartes, e hospedagem em pousada com selo de turismo sustentável. E a viagem já pode ser programado a partir deste mês de abril.

Segundo pesquisadores e historiadores, o título foi dado a Barra do Cahy por ter sido descrita na carta de Pero Vaz de Caminha, em 1500. De beleza natural deslumbrante e de grande valor histórico, a região é composta pela foz do Rio Cahy, onde a tripulação de Pedro Álvares Cabral fez a primeira parada estratégica por 40 horas antes de ancorar em Porto Seguro. Do mar, inclusive, é possível avistar o famoso Monte Pascoal.

A riqueza vegetal preservada na cidade, com grandes falésias de areia, coqueiros e as tradicionais canoas e jangadas coloridas, utilizadas para a pesca artesanal, são destaques da orla marítima com 84 km de extensão.

As praias que não devem faltar no roteiro são: Baleneário de Guaratiba, Cumuruxatiba, Corumbau e as praias mais próximas ao centro, como Paixão e Tororão.

Instagram will load in the frontend.

Além das águas mornas e cristalinas, que variam entre tons de azul e verde, a região faz parte da Costa das Baleias, onde é registrada a migração de baleias jubartes, entre os meses de julho e novembro. O verdadeiro show das gigantes do mar pode ser admirado com passeios de barco com saídas de Prado, Cumuruxatiba e Corumbau.

Outro momento imperdível é conhecer o Recife de Guaratiba, onde também é possível praticar mergulho livre e se surpreender com as diversas espécies de peixes e corais da região.

Os passeios são realizados pela empresa de receptivo Catavento Tour, incluindo a visita a Abrolhos, onde é possível caminhar no Arquipélago e praticar mergulhos, além de avistar as espécies de aves como Atobá, Andorinhas e Grazina.

Instagram will load in the frontend.

A pousada Casa de Maria possui o Selo Turismo Responsável e é uma ótima opção de hospedagem. A 250 metros da praia de Novo Prado e a 600 metros da região central da cidade, está na localização perfeita para quem gosta de aproveitar as melhores opções de lazer. Além disso, oferece um atendimento personalizado, feito pela proprietária do local e seu time de colaboradores. Um bom exemplo é o café da manhã incluso na diária e servido com uma grande variedade de alimentos típicos da culinária baiana, mineira e internacional.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago