Programação especial na TV para o Dia Mundial do Elefante

Canal Nat Geo Wild exibe cinco documentários na noite de 12 de agosto para celebrar a data

Elefantes: destaque na programação de 12 de agosto. Crédito: Puviraj Diluckshan/Wikimedia

Um especial com cinco documentários exibidos a partir das 20h30 marca no canal por assinatura Nat Geo Wild o Dia Mundial dos Elefantes, celebrado em 12 de agosto.

Elefantes: Em Nome da Liberdade (20h30) – A atriz e diretora Ashley Bell e uma equipe de resgate de elefantes, liderada pelo conservacionista Lek Chailer, embarcam em uma missão ousada de mais de 720 quilômetros pela Tailândia para salvar e libertar Noi Na, uma elefanta de 70 anos, parcialmente cega, em um santuário. Ao longo de sua história, a produção expõe as condições às quais alguns elefantes asiáticos estão sujeitos.

Quase Humanos: A Vida dos Elefantes (21h42) – Confrontadas pelo fogo, fome, predadores e caçadores furtivos, três famílias de elefantes superam adversidades de formas que parecem quase humanas na natureza. Este especial acompanha as jornadas das manadas de elefantes no Quênia, Índia e Mali enquanto eles migram rumo a comida e segurança, usando o conhecimento dividido ao longo de gerações. Ao olhar para as mentes dos elefantes, vemos que suas habilidades únicas de se comunicar, educar e simpatizar, lhes fornecem as características necessárias para sobreviver. Ainda assim, apesar da força e inteligência destas criaturas majestosas, os seres humanos estão fazendo com que as populações de elefantes diminuam em todo o mundo.

LEIA TAMBÉM: Elefantes têm relações únicas com seus mortos – inclusive os estranhos

Elefante Rainha (22h28) – Após a trágica morte de sua mãe, a velha matriarca, Mensah agora deve conduzir seu pequeno filhote e o rebanho para algum lugar seguro. Essa jornada épica irá levá-los através do deserto árido, por pântanos de lama e por um vale de tempestades de poeira e além dos leões que guardam os portões de um reino proibido, até suas áreas de alimentação antigas. Mensah é sua última esperança, e como a nova matriarca, ela deve liderar a marcha dos elefantes.

Sri Lanka: Um Mundo de Extremos (23h30) – Enquanto o filhote de elefante Loka navega entre os gigantes, precisa aprender algumas lições cruciais sobre a vida – amamentando, nadando e controlando seu tronco desajeitado, tudo sob o olhar atento de sua família. Este é um lugar ideal para um jovem elefante crescer, mas quando a seca atinge o parque, a mãe de Loka é forçada a levá-lo a uma jornada perigosa em busca de comida fresca.

Mente de Elefante (23h58) – Enquanto luta para descobrir quantos elefantes ainda restam na África, um time de cientistas descobre um intrigante novo comportamento. Para sobreviver, os elefantes estão aprendendo. Eles estão claramente colaborando e passando informação entre si. O elefante africano é muito mais inteligente do que nós imaginávamos. Então uma animadora e especialmente conduzida pesquisa revela capacidades ainda mais surpreendentes.

Veja também

+ Invasão de vespas assassinas aumenta tensão com 2020 nos EUA
+ Anticoagulante reduz em 70% infecção de células pelo coronavírus
+ Assintomáticos: 5 dúvidas sobre quem pega o vírus e não tem sintomas
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança