Qualidade do sono melhora com odor de parceiro amoroso

Usar uma camiseta do ser amado fez os participantes de estudo canadense mexerem-se menos durante o sono e dormirem por mais tempo

O cheiro do parceiro romântico é benéfico para o sono. Crédito: epSos.de/Wikimedia

Se você realmente quer uma boa noite de sono, nem é necessário pensar em contar ovelhas: tudo o que precisa é da camiseta favorita da sua parceria romântica enrolada no travesseiro. Uma pesquisa aceita para publicação na revista “Psychological Science” sugere que o odor de um parceiro romântico pode melhorar sua qualidade de sono. Isso é verdade independentemente de você ter consciência ou não de que o perfume está presente.

“Um crescente corpo de evidências mostrou que relacionamentos íntimos são essenciais para nossa saúde e nosso bem-estar”, disse Frances Chen, pesquisadora da Universidade da Colúmbia Britânica, em Vancouver (Canadá), e coautora do artigo. “Mas se sabe muito menos sobre o papel do perfume nos relacionamentos e nos processos de apoio social. O estudo atual fornece novas evidências de que o mero perfume de um parceiro romântico melhora a eficiência do sono.”

Pesquisas anteriores demonstraram que relacionamentos românticos e contato físico próximo podem fornecer muitos benefícios físicos e mentais, inclusive ajudando em uma boa noite de sono. Outra pesquisa mostrou que os aromas podem ter efeitos profundos e evocativos no cérebro. O que ainda não havia sido claramente demonstrado é uma conexão direta entre os dois. Chen e a estudante Marlise Hofer decidiram investigar esse cruzamento e entender como o romance, o cheiro e o sono interagem.

LEIA TAMBÉM: Perfume de rosa melhora o aprendizado durante o sono

Minutos adicionais

As duas começaram sua pesquisa pedindo a um membro de um casal heterossexual em um relacionamento de longo prazo (três ou mais meses) que usasse uma camiseta de algodão liso por 24 horas. Durante esse período, o usuário evitava comportamentos típicos de produção de perfume, como ingerir comida apimentada ou fazer exercícios vigorosos. Eles também foram instruídos a evitar perfumes, colônias e antitranspirantes. A camiseta foi hermeticamente selada e congelada.

Posteriormente, o segundo membro do casal recebeu duas camisas idênticas, uma anteriormente usada pelo parceiro e outra que já havia sido usada por um estranho ou não tinha cheiro.

Quando um participante usava a camiseta gasta e perfumada de seu parceiro como fronha, experimentava uma média de mais de nove minutos adicionais de sono por noite. Isso equivale a mais de uma hora de sono adicional por semana, conseguida sem passar mais tempo na cama. O aumento ocorreu devido aos participantes dormirem com mais eficiência, o que significa que passaram menos tempo virando-se e mexendo-se. A eficiência do sono foi medida usando um monitor de sono usado no pulso que acompanhava o movimento durante a noite.

Efeitos benéficos

Os participantes também fizeram medições autorreferidas da qualidade do sono todas as manhãs, o que aumentava nas noites em que pensavam estar dormindo com o odor do parceiro.

“O efeito que observamos em nosso estudo foi semelhante em magnitude ao relatado para suplementos de melatonina – um auxiliar de sono comumente usado. Os resultados sugerem que o cheiro de nossos entes queridos pode afetar nossa saúde de maneiras poderosas”, observou Hofer.

Essa pesquisa sugere que estratégias simples, como levar o lenço ou a camisa de um parceiro ao viajar, podem ter efeitos mensuráveis ​​no sono. Pesquisas futuras podem determinar se o perfume de um parceiro romântico tem benefícios adicionais para a saúde além dos domínios do estresse e do sono.

“Essas descobertas revelam que – estando ou não conscientes disso – um mundo fascinante de comunicação está acontecendo bem debaixo do nosso nariz!”, concluiu Hofer.