Quanto vai custar a passagem para viajar à Estação Espacial? Confira

Crew Dragon, a cápsula com que a Bigelow levará turistas à EEI. Foto: Nasa

Pouco depois de a Nasa, a agência espacial americana, anunciar a abertura da Estação Espacial Internacional (EEI) a visitantes particulares, empresas já se mobilizaram no sentido de oferecer a turistas esse destino raro. O preço da estada já era conhecido: a Nasa pretende cobrar US$ 35 mil por pernoite na estação espacial para cada pessoa. Faltava saber quanto custaria a viagem, e a primeira cotação já surgiu, segundo o canal por assinatura CNBC.

A Bigelow Aerospace, empresa americana pioneira em módulos de estações espaciais expansíveis, anunciou no dia 11 que sua subsidiária Bigelow Space Operations “pagou somas substanciais como depósitos e taxas de reserva” à SpaceX (a empresa de sistemas aeroespaciais e de serviços de transporte espacial criada por Elon Musk) referentes a quatro lançamentos para a EEI. De acordo com a empresa, cada partida levará quatro pessoas à estação a bordo de uma cápsula Crew Dragon, da SpaceX.

Considerando os custos envolvidos e o lucro desejado, a Bigelow Space Operations estabeleceu o preço da passagem de ida e volta em cerca de US$ 52 milhões – decididamente, um valor estratosférico. A operação será viabilizada quando a Crew Dragon estiver operacional – tanto a cápsula da SpaceX quanto uma concorrente da Boeing quanto a SpaceX estão nos estágios finais de desenvolvimento. A Nasa ainda precisa certificar ambos os veículos para transportar pessoas, o que pretende fazer no próximo ano.