• Astronomia
  • Arqueologia
  • Ciência
    • Curiosidades
    • Ambiente
    • Saúde
    • Comportamento
  • Viagem
  • Espiritualidade
Buscar
Planeta Planeta
Planeta Planeta
  • Astronomia
  • Arqueologia
    • Arqueologia

      Degelo revela flechas preservadas ainda com penas na Noruega

      Arqueologia

      DNA antigo dá pistas sobre povos indígenas ‘perdidos’ do Uruguai

      Arqueologia

      Imagens 3D revelam maior acervo de arte rupestre da América do…

      Arqueologia

      Navio enorme da Liga Hanseática é descoberto na Estônia

      Arqueologia

      Adagas da Idade do Bronze indicavam status? Novo método revela que…

  • Ciência
    • Curiosidades
    • Ambiente
      • Ciência

        Agrotóxico comum no Brasil pode pôr em risco espécies nativas de…

        Meio Ambiente

        Como a arquitetura ocidental piora a vida dos indianos na onda…

        Meio Ambiente

        Urina pode ser alternativa a fertilizantes convencionais?

        Meio Ambiente

        Tecnologia ajuda instituições financeiras a superar desafios ESG para financiar agronegócio

        Meio Ambiente

        Mundo pode ter aquecimento de 1,5°C até 2026, alerta ONU

    • Saúde
      • Psicologia

        Cientistas mapeiam como o cérebro muda em tratamento da depressão

        Saúde

        Mais de 98% dos paulistanos adultos têm anticorpos contra covid-19

        Saúde

        Hepatite misteriosa em crianças estaria ligada a cães (mas a evidência…

        Saúde

        Tratamento revolucionário para catarata obtém novo avanço

        Saúde

        Açúcar do próprio corpo é usado por célula de combustível para…

    • Comportamento
      • As sete leis do dinheiro
        Comportamento

        As sete leis do dinheiro

        Comportamento

        1968: Musical ‘Hair’ estreia na Broadway

        Comportamento

        Corpos marcados: a história da tatuagem no Brasil

        Comportamento

        Curiosidade – o sexto sentido

        Comportamento

        O tao da gastronomia

  • Viagem
    • Viagem

      Conheça a Paris subterrânea

      Arqueologia

      O enigma de Páscoa

      Viagem

      Yucatán, recanto maia

      Viagem

      A invasão do caranguejo-rei

      Viagem

      Aurora boreal: dama da noite e do frio

  • Espiritualidade
    • As sete leis do dinheiro
      Comportamento

      As sete leis do dinheiro

      Espiritualidade

      Não existe felicidade sem gratidão

      Crenças e religiões

      Páscoa: a explicação para o nome e outras curiosidades sobre a…

      Crenças e religiões

      Chartres: peregrinação à França cristã

      A magia existe de verdade - mas afinal que bicho é esse? Foto: Pexel
      Crenças e religiões

      A magia existe de verdade – mas afinal que bicho é…

Home Entrevista “Queremos buscar ideias práticas“
  • Entrevista
  • Exclusivo
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade

“Queremos buscar ideias práticas“

Aproveitando a força do cargo de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), o brasileiro lidera iniciativa junto à ONU Meio Ambiente para promover o desenvolvimento inclusivo e sustentável

N° Edição: 539
Texto:Renata Valério de Mesquita
13/06/2018
Share on Facebook
Tweet on Twitter
  • tweet
Diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) desde 2013, o baiano Roberto Azevêdo entrou para o Itamaraty em 1984, especializou-se em comércio internacional e, de 2008 a 2013, foi o representante permanente do Brasil junto à OMC (Foto: WTO/Jay Louvion)

Um novo espaço para trocar ideias, experiências e encontrar caminhos eficazes e inovadores de o comércio internacional contribuir efetivamente com formas de produção e consumo sustentáveis e inclusivos. Essa proposta em prol do meio ambiente foi apresentada em janeiro pelo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (órgão máximo do comércio internacional), o brasileiro Roberto Azevêdo, em parceria com o diretor-executivo da ONU Meio Ambiente (antigo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – Pnuma), Erik Solheim.

A iniciativa ainda não tem um formato muito delineado, mas promete reunir os vários atores da sociedade – consumidores, empresas, governos e organizações – para fortalecer o meio ambiente e a economia dos países ao mesmo tempo. O pontapé inicial deve acontecer até o fim deste ano em um evento em Genebra, Suíça – cidade sede da OMC e sede europeia da ONU.

Diplomata de carreira, Azevêdo, 60 anos, já trabalha na OMC há 10 anos. De 2008 a 2013 atuou como negociador-chave do Brasil dentro do organismo. Em 2013 assumiu como diretor-geral da OMC, vencendo oito concorrentes. No ano passado, foi candidato único – fato considerado uma chancela ao seu desempenho no cargo – e teve o mandato estendido por mais quatro anos.

A experiência de Azevêdo em rodadas de negociação típicas da organização certamente influenciou na hora de organizar essa iniciativa: uma grande mesa de diálogo para melhorar o entendimento de como as políticas ambientais e o comércio internacional podem – e devem – andar de mãos dadas para inovar na forma de fazer negócios. Ele defende que “tanto a OMC quanto a ONU Meio Ambiente têm a responsabilidade de levantar essa bandeira e promover mudanças de impacto nessas áreas.” Para os brasileiros fica a satisfação extra de ver um conterrâneo liderando essa investida.

  • ASSISTA a outras respostas de Roberto Azevêdo em vídeo pelo canal do YouTube da PLANETA 

PLANETA – Como nasceu essa iniciativa junto à ONU Meio Ambiente?
AZEVÊDO – Nossas organizações têm uma colaboração de longa data. Desde a criação da OMC, a ONU Meio Ambiente é observadora do nosso Comitê de Comércio e Meio Ambiente. Trabalhamos juntos em diversas frentes, por exemplo, desenvolvendo atividades e estudos que discutem como o comércio e o meio ambiente podem se apoiar mutua­mente. Vale lembrar que o acordo que criou a OMC, em 1994, vincula a organização aos objetivos do “desenvolvimento sustentável” e à “necessidade de proteger e preservar o meio ambiente”. Isso está na página 1, no primeiro parágrafo, do nosso acordo constitutivo. Dito isso, nos dias de hoje a cooperação internacional passa por desafios importantes, e isso é verdade tanto na área do meio ambiente quanto do comércio internacional. Resolvemos então aprofundar o diálogo existente e lançar uma nova plataforma em nível global para trocar ideias, experiências e, especialmente, melhorar a compreensão de como o comércio pode ajudar a promover o desenvolvimento inclusivo e sustentável, inclusive os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

“O mercado vai entender que soluções sustentáveis são desejadas pela sociedade” – Energia eólica: área com expectativa de boas novidades (Foto: iStock)

PLANETA – Que tipo de resultados práticos a OMC espera da plataforma que propõe junto à ONU Meio Ambiente para encontrar meios de o comércio internacional contribuir com formas de produção e consumo mais sustentáveis?
AZEVÊDO – Ainda é cedo para prever quais ideias serão apresentadas, ou quais serão os resultados dessa iniciativa. Queremos envolver a sociedade civil e mesmo o setor privado nesse diálogo com governos de todo o mundo. Pelo que temos sentido, é possível que ideias interessantes surjam, por exemplo, nas áreas de difusão de tecnologias limpas, energias renováveis, transporte, adaptação tecnológica e economia circular. Esses são temas que conectam o comércio internacional e o desenvolvimento sustentável. Queremos buscar ideias práticas que façam a diferença.

PLANETA – Como tem sido a aceitação dos stakeholders em fazer parte desse debate e de adotar iniciativas em prol do meio ambiente, já que muitas vezes isso é visto pelo mercado como um custo e um ponto contra o desenvolvimento e o crescimento dos negócios?
AZEVÊDO – O mercado entenderá que a sociedade como um todo quer soluções sustentáveis. Se houver custo adicional para um, haverá também para os concorrentes. Uma visão esclarecida perceberá também as oportunidades. Por exemplo, o comércio pode ajudar a disseminar novas tecnologias, promover eficiência energética e contribuir para a economia de baixo carbono. Isso pode ajudar a estimular novos investimentos e inovações, o que pode trazer novas oportunidades de negócios e empregos. Naturalmente, o comércio sozinho não resolve todos os problemas nessa frente, mas com certeza pode ajudar muito se fizer parte de um conjunto adequado de políticas públicas, inclusive na área ambiental.

PLANETA – A atuação do presidente americano Donald Trump a favor do protecionismo e de guerras comerciais entre países deve atrapalhar a intenção da OMC de trabalhar em parceria com a ONU Meio Ambiente?
AZEVÊDO – Num cenário de muitas incertezas, tenho insistido que a coordenação e a cooperação em nível internacional são essenciais para promover estabilidade, segurança e desenvolvimento. Evidentemente o sistema não é perfeito, mas é essencial. Se cada um agir por si, todos acabam perdendo. Há espaço para melhorar a governança global, e isso inclui o trabalho de cada organização internacional, mas também a coordenação e a coerência entre elas. Nosso diálogo com a ONU Meio Ambiente é certamente desimpedido e positivo nesse contexto.

“O comércio pode ajudar a economia de baixo carbono” – Carro a diesel: restrições no horizonte (Foto: iStockphoto)

PLANETA – Como o sr. vê a recente restrição pela Justiça, na Alemanha, de carros a diesel altamente poluentes circularem? Isso poderia levar a regras internacionais que coibissem a exportação e importação desse tipo de veículo?
AZEVÊDO – Vale sempre lembrar que as regras da OMC permitem que os membros restrinjam o comércio caso seja necessário para preservar recursos naturais exauríveis ou para proteger a saúde humana, animal ou vegetal. Evidentemente, essas medidas não podem ser aplicadas de maneira discriminatória ou arbitrária, ou seja, o argumento legítimo de proteção ambiental não pode servir como um mero disfarce para encobrir medidas protecionistas. De qualquer forma, o sistema de solução de disputas da OMC tem confirmado o entendimento de que existe ampla margem para políticas de proteção ambiental, mesmo que elas venham a restringir o comércio. Aliás, o Brasil tem experiência positiva nessa área. O país foi questionado a respeito da proibição à importação de pneus usados e ganhou a disputa com base também no argumento ambiental, alegando que não poderia se transformar num depósito de lixo. Mesmo políticas de tolerância zero a um risco ambiental foram consideradas compatíveis com as regras da OMC.

PLANETA – Que detalhes pode nos adiantar a respeito de como deve ser o evento programado para este ano em Genebra, e que deve dar o pontapé oficial aos trabalhos dessa plataforma em prol do meio ambiente?
AZEVÊDO – Nossas equipes estão traba­lhando para definir os detalhes desse evento. Acredito que será uma ótima oportunidade para explorar formas práticas de como expandir oportunidades para fortalecer o comércio e o meio ambiente.

PLANETA – Embora todos tenham claro que o sr. não está representando o Brasil na posição que ocupa hoje, para os brasileiros é um marco ter um conterrâneo frente a uma organização desse porte. A seu ver, ser brasileiro influenciou de alguma forma sua chegada ao cargo ou sua decisão de liderar essa iniciativa em prol do meio ambiente?
AZEVÊDO – Durante muitos anos fui o embaixador do Brasil na OMC, representando os interesses comerciais do país na Organização. Hoje, como diretor-geral, represento todos os membros. Minha experiência na diplomacia e no comércio internacional, mas também minha perspectiva de brasileiro e de cidadão, me deixam convencido de que há espaço para melhorar a cooperação global especialmente em temas como comércio e meio ambiente. São desafios globais que exigem respostas globais. Tanto a OMC quanto a ONU Meio Ambiente têm a responsabilidade de levantar essa bandeira e promover mudanças de impacto nessas áreas.

Saiba mais
+ Carolina Dieckmann pede R$ 9 milhões por mansão no Rio
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua

  • TAGS
  • comércio internacional
  • Comitê de Comércio e Meio Ambiente
  • desenvolvimento sustentável
  • diretor-geral da OMC
  • economia de baixo carbono
  • Erik Solheim
  • mesa de diálogo
  • OMC
  • ONU Meio Ambiente
  • Organização Mundial do Comércio
  • Pnuma
  • Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente
  • Roberto Azevêdo
COMPARTILHAR
Facebook
Twitter
  • tweet
admin3

NOTÍCIAS RELACIONADASMAIS DO AUTOR

Ciência

Agrotóxico comum no Brasil pode pôr em risco espécies nativas de abelhas

Meio Ambiente

Como a arquitetura ocidental piora a vida dos indianos na onda de calor

Sociedade

Quanto das principais colheitas do mundo alimenta humanos? Você vai se surpreender







REPORTAGENS

Os novos rumos da fé

Reportagens 07/09/2021

Escola para a vida: como deve ser o ensino no século...

Exclusivo 07/09/2021

O carma das nações

Reportagens 03/07/2021

Universos alternativos

Reportagens 05/06/2021

Deus é feito de luz?

Entrevista 03/12/2020




Destaques

Hubble revela um rio cósmico de formação de estrelas

Astronomia 18/05/2022

Cientistas mapeiam como o cérebro muda em tratamento da depressão

Psicologia 18/05/2022

Encontradas na Bahia as rochas mais antigas da América do Sul

Ciência 18/05/2022

Mais de 98% dos paulistanos adultos têm anticorpos contra covid-19

Saúde 18/05/2022

1980: Erupção vulcânica do monte Santa Helena nos EUA

História 18/05/2022

ENTREVISTAS

Margareth Dalcolmo: as cicatrizes da pandemia

07/05/2022

“Só podemos cuidar das crianças evitando os erros do passado”

20/02/2022

ESCOLHA DO EDITOR

Hubble revela um rio cósmico de formação de estrelas

Astronomia 18/05/2022

Cientistas mapeiam como o cérebro muda em tratamento da depressão

Psicologia 18/05/2022

Encontradas na Bahia as rochas mais antigas da América do Sul

Ciência 18/05/2022

MAIS ACESSADOS

Cientistas descobrem nova camada no interior da Terra

Ciência 09/01/2022

Descoberta no deserto do Kalahari leva a revisão da origem humana

Arqueologia 01/04/2021

Arqueólogo leva 36 anos para montar maquete precisa da Roma Antiga

Arqueologia 11/08/2021

SEÇÕES

  • Geral3393
  • Curiosidades1888
  • Ciência1536
  • Saúde1219
  • Meio Ambiente1212
  • Astronomia950
  • Arqueologia449
  • Sociedade436
  • Tecnologia272
Planeta
SOBRE
Transformação é uma das palavras chaves da revista PLANETA. Sustentabilidade, tecnologia, questões ambientais e de responsabilidade social foram incorporadas ao seu conteúdo, que também apresenta mensalmente pesquisas da UNESCO sobre patrimônios da humanidade, educação e ciência.
SIGA-NOS
© Copyright 2021 - Três Editorial Ltda.

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.


Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação. Ao clicar em aceitar ou rolar a página, você concorda com o uso de cookies. Conheça nossa política de privacidade
Cookie settingsAceitar
Política de privacidade

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these cookies, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may have an effect on your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Non-necessary

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.

SALVAR E ACEITAR
Edit with Live CSS
Save
Write CSS OR LESS and hit save. CTRL + SPACE for auto-complete.
X