Robô “aranha” britânico vai ser enviado para explorar a Lua

Veículo tem apenas 1,5 quilo e, como ele não tem rodas, mas pernas, vai oferecer uma oportunidade para uma exploração "mais humana"

O rover SpaceBit vai ser enviado à Lua em 2021 / Foto: Divulgação

O menor módulo de aterrissagem lunar já feito deve pousar na Lua no ano de 2021. O veículo é um pequeno robô de apenas 1,5 quilos, com pernas de aranha, e será enviado pelo Reino Unido.

Se tudo der certo, o Reino Unido será o quarto estado a colocar um veículo na Lua, depois de Estados Unidos, Rússia e China.

O robô foi revelado durante o evento New Scientist Live, em Londres, e foi desenvolvido pela startup SpaceBit.

Segundo o fundador da empresa, Pavlo Tanasyuk, o objetivo da missão é “descobrir o que está disponível para a humanidade explorar”.

Como o robô não tem rodas, mas pernas, Tanasyuk diz que isso oferece uma oportunidade para uma exploração “mais humana”, já que ele poderá entrar em locais apertados, como tubos de lava.

O robô é movido a bateria e conta com um painel solar. Ele também tem duas câmeras embutidas para registrar imagens e vai rodar pela superfície tirando medidas e coletando informações.

O robô da SpaceBit será enviado dentro do módulo de pouso Peregrine Lander, da Astrobotics. A empresa foi contemplada com um contrato de US$ 79,5 milhões com a Nasa para levar 14 instrumentos da agência espacial americana para a Lua, além de mais 14 cargas de outros parceiros.

 

COMPARTILHAR