Um robô voador que se assemelha a um falcão pode ser usado para espantar bandos de pássaros nos campos, tendo um desempenho melhor nessa tarefa do que um drone padrão.

Os pássaros podem comer colheitas em terras agrícolas ou danificar aeronaves em aeroportos se colidirem com eles por acidente. Como resultado, vários métodos foram desenvolvidos para impedi-los de se reunir nesses locais.

Criado por Rolf Storms, da Universidade de Groningen, na Holanda, e seus colegas, o RobotFalcon é uma solução para esse problema. Ele se assemelha a um falcão-peregrino (Falco peregrinus) em tamanho, forma e coloração com uma envergadura de 70 centímetros, pesando apenas 245 gramas e voando a 15 metros por segundo.

Para testar sua eficiência, os pesquisadores realizaram testes em 54 bandos de pássaros separados nas terras agrícolas do norte da Holanda. Nos experimentos, o RobotFalcon conseguiu eliminar todas as aves em 5 minutos, enquanto um drone padrão só conseguiu eliminar 80% das aves em 56 bandos separados no mesmo período.

(Foto: Reprodução/YouTube)

RobotFalcon poderia substituir os dissuasores tradicionais de pássaros, incluindo espantalhos ou abordagens letais, como armas. No entanto, o protótipo atual tem uma duração de bateria de apenas 15 minutos e requer um operador humano.

No futuro, o mecanismo de controle poderá ser automatizado para reduzir a necessidade de intervenção humana, de acordo com relato do New Scientist. O estudo foi publicado no bioRxiv em maio deste ano.