Rota pioneira para tratar de intestinos doentes

Um “microintestino” desenvolvido em laboratório a partir de células-tronco abre um caminho importante para buscar a cura de um problema ainda sem tratamento

O "mini-intestino": possibilidade de tratar vazamento intestinal. Crédito: Universidade da Califórnia em San Diego

A foto acima mostra uma inovação que tem tudo para transformar o tratamento de vazamentos intestinais: um organoide mini-intestinal gerado em laboratório a partir de células-tronco humanas. Esse “microintestino” ajudou pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego (EUA) a simular condições intestinais com vazamentos e deixou-os mais perto de encontrar um tratamento para uma condição que pode ser mais comum e mais prejudicial do que se pensava anteriormente.

A produção do organoide foi descrita em artigo na revista “Life Science Alliance”. Os pesquisadores também relatam ali um caminho potencial para apertar os intestinos que vazam com um medicamento comum disponível.

Micróbios e moléculas que escapam do intestino podem desencadear uma resposta imune, contribuindo para uma variedade de doenças causadas por inflamação crônica, como doença inflamatória intestinal, demência, aterosclerose, fibrose hepática, câncer, diabetes e artrite. Atualmente, é difícil para os médicos dizer quem apresenta o problema, e não há tratamento real para ele.

LEIA TAMBÉM: Revelada forma como bactérias do intestino influem na saúde do cérebro

Após a criação de modelos tridimensionais do intestino humano a partir de células de pacientes, porém, os pesquisadores americanos revelaram novos biomarcadores que, segundo eles, ajudam a definir a aparência de um intestino com vazamento.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago