Rover Perseverance extrai com sucesso sua primeira rocha em Marte

Fotos indicam êxito na tentativa de obter uma amostra de rocha marciana na região da cratera Jezero

O furo da segunda tentativa de coleta de amostra do Perseverance pode ser visto, nesta composição de duas imagens tiradas em 1º de setembro, por uma das câmeras de navegação do rover. Créditos: Nasa/JPL-Caltech

Dados enviados em 1º de setembro pelo rover Perseverance, da Nasa, indicam que a equipe conseguiu extrair com sucesso uma rocha de Marte. As imagens iniciais obtidas após o evento histórico mostram uma amostra intacta presente no tubo após a extração. No entanto, as imagens adicionais tiradas após o braço completar a aquisição da amostra foram inconclusivas devido às más condições de luz solar. Outra rodada de imagens com melhor iluminação será tirada antes que o processamento da amostra continue.

A obtenção de imagens adicionais antes de prosseguir com o selamento e armazenamento da amostra de rocha de Marte é uma etapa extra que a equipe optou por incluir com base em sua experiência com a tentativa de amostragem do rover em 5 de agosto. Embora a equipe da missão Perseverance esteja confiante de que a amostra está no tubo, as imagens em ótimas condições de iluminação confirmarão sua presença.

O sistema de amostragem e armazenagem do Perseverance usa uma broca percussiva rotativa e uma broca de núcleo oca na extremidade de seu braço robótico de 2 metros de comprimento para extrair amostras um pouco mais grossas do que um lápis. Dentro da broca durante a extração está um tubo de amostra. O alvo para a tentativa de coleta de amostra foi uma rocha do tamanho de uma maleta pertencente a uma crista que tem mais de 900 metros de comprimento e contém afloramentos rochosos e pedregulhos.

Imagem de 1º de setembro do rover Perseverance que mostra um tubo de ensaio com seu conteúdo de rocha tubular dentro. Crédito: Nasa/JPL-Caltech/MSSS
Limpeza

O conjunto inicial de imagens da câmera Mastcam-Z mostra o final de uma rocha tubular dentro do tubo de amostra. Depois de tirar essas imagens, o rover começou um procedimento chamado “percussão para ingerir”, que vibra a broca e o tubo por um segundo, cinco vezes separadas. O movimento é projetado para limpar a borda do tubo de ensaio de qualquer material residual. A ação também pode fazer com que uma amostra deslize para dentro do tubo. Depois que o rover terminou o procedimento, ele obteve um segundo conjunto de imagens da Mastcam-Z. Nessas imagens, a iluminação é fraca e as partes internas do tubo de ensaio não são visíveis.

“O projeto conseguiu sua primeira rocha tubular, e isso é uma realização fenomenal”, disse Jennifer Trosper, gerente de projeto do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa no sul da Califórnia. “A equipe determinou um local, selecionou e retirou o núcleo de uma rocha viável e cientificamente valiosa. Fizemos o que viemos fazer. Iremos resolver esse pequeno contratempo com as condições de iluminação nas imagens e continuaremos encorajados por haver uma amostra neste tubo.”

Tirada em 1º de setembro pela câmera Mastcam-Z após as atividades de amostragem do Perseverance, esta imagem mostra a perfuração do rover sem nenhuma amostra de rocha evidenciada no tubo. Créditos: Nasa/JPL-Caltech/ASU/MSSS
Busca de confirmação

Comandos enviados ao rover em 2 de setembro resultarão em imagens a serem feitas em 3 de setembro, em horários do dia em Marte quando o Sol está inclinado em uma posição mais favorável. As fotos também serão tiradas após o pôr do sol para diminuir as fontes pontuais de luz que podem saturar uma imagem. As fotos serão enviadas à Terra na manhã de 4 de setembro.

Se os resultados dessa imagem adicional permanecerem inconclusivos, a equipe do Perseverance ainda tem várias opções para escolher no futuro para obter a confirmação final de que a amostra está no tubo.

A extração de 1º de setembro é a segunda vez que o Perseverance emprega seu Sistema de Amostragem e Armazenagem desde o pouso na cratera Jezero, em 18 de fevereiro de 2021.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago