Yulia Peresild e Klim Shipenko chegam à ISS com a missão de rodarem a primeira película no espaço e baterem Hollywood, que tem projeto com Nasa, SpaceX e Tom Cruise.A Rússia enviou nesta terça-feira (05/10) a atriz Yulia Peresild e o diretor Klim Shipenko para a Estação Espacial Internacional (ISS) com a missão de rodarem o primeiro filme no espaço.

Eles viajaram na nave russa Soyuz MS-19, que decolou da base de lançamento espacial russa em Baikonur, no Cazaquistão, ao lado do cosmonauta Anton Shkaplerov, um veterano de três missões espaciais.

Shkaplerov acompanhou a atriz e o diretor como comandante e engenheiro de voo da Soyuz MS-19. Ele teve que deixar o modo automático e usar o modo manual quando estavam a 45 minutos do módulo russo da ISS, Rassvet, segundo a agência Roscosmos. A viagem durou três horas e 27 minutos.

Os preparativos para a viagem espacial incluíram a aprendizagem dos sistemas de bordo do Soyuz MS-19 e do segmento orbital russo da ISS. O diretor e a atriz também tiveram de se habituar às condições de gravidade zero na ISS e aprender como reagir em caso de aterrissagem de emergência na água quando regressarem à Terra.

Shipenko e Peresild, uma das atrizes mais famosas da Rússia, terão 12 dias para filmar trechos de um filme, intitulado Challenge (Desafio), no qual uma cirurgiã interpretada por Peresild viaja para a estação espacial para salvar um tripulante que sofre um problema cardíaco, interpretado por Shkaplerov.

Pioneirismo russo

A Rússia se torna, assim, o primeiro país a filmar uma película no espaço. Durante os 12 dias na ISS, Shipenko e Peresild gravarão cerca de um terço do filme. O restante será gravado depois que eles retornarem à Terra.

Dois outros cosmonautas que já estão na plataforma orbital, Oleg Novitski e Piotr Dubnov, terão pontas no filme.

Hollywood também anunciou no ano passado planos de gravar um filme no espaço. Entre os envolvidos estão o ator Tom Cruise, a Nasa e a empresa SpaceX, de Elon Musk. O filme ainda não tem nome.

O retorno da atriz e do diretor russos está marcado para 17 de outubro, junto com Novitski.

O primeiro filme no espaço se une a uma série de pioneirismos russos na corrida espacial, incluindo, ainda na era soviética, o primeiro satélite (Sputnik), o primeiro animal (a cadela Laika), o primeiro homem (Yuri Gagarin), e a primeira mulher, Valentina Tereshkova, no espaço.

as/lf (Lusa, Efe, AP, AFP)