Rússia vai enviar robô humanoide para a Estação Espacial Internacional

Robô irá aprender a realizar tarefas iguais às dos astronautas e, futuramente, poderá assumir atividades mais arriscadas, como fazer reparos no lado externo da estação

robô humanoide russo
O robô humanoide Skybot F-850, da Agência Espacial Federal Russa / Foto: Divulgação

A Agência Espacial Russa anunciou que vai enviar um robô humanoide ao espaço. O Skybot F-850 será entregue à Estação Espacial Internacional pelo veículo não tripulado Soyuz MS-14, que deve ser lançado em 22 de agosto de 2019.

O robô foi criado pela Android Technology Company e pela Advanced Research Foundation. Depois que a Soyuz atracar na ISS, ele será transferido para o segmento russo da estação, onde, sob o controle do cosmonauta Roscosmos Alexander Skvortsov, ele realizará várias tarefas. No total, ele permanecerá em órbita por duas semanas e retornará à Terra no início de setembro.

Segundo a agência, essa será a primeira vez em que um robô viajará sentado na cadeira do comandante, e não no compartimento de carga. E, durante o voo, ele fará comentários sobre o que está acontecendo a bordo.

Segundo Alexander Bloshenko, consultor científico da agência russa, o Skybot F-850 é muito sociável, pode conversar sobre qualquer assunto sugerido pelo interlocutor e tem senso de humor.

O consultor também disse que, nessa primeira experiência, o Skybot F-850 será submetido a testes e irá copiar as ações dos cosmonautas a bordo da ISS. Futuramente os engenheiros esperam desenvolver versões do robô capazes de realizar tarefas fora da estação espacial, como fazer reparos na estrutura, minimizando os riscos para os astronautas humanos.

O lançamento da nave espacial Soyuz MS-14 está agendado para 22 de agosto. Ele ocorrerá em modo não tripulado e se tornará um teste para o veículo de lançamento Soyuz-2.1a. O estágio 1 da Soyuz-2 está substituindo o veículo de lançamento Soyuz-FG, que desde 2002 colocou tripulações internacionais em órbita.

Veja um vídeo que mostra o Skybot F-850 em ação: