Saiba que músicas os astronautas da missão Apollo levaram para o espaço

Saiba que músicas os astronautas da missão Apollo levaram para o espaço
Saiba que músicas os astronautas da missão Apollo levaram para o espaço (Foto: NASA/Unsplash)

Você sabia que os astronautas em missões Apollo recebiam gravadores e podiam ouvir música no espaço? De acordo com Jenny Rowan, do National Science and Media Museum do Reino Unido, isso começou quando os astronautas relataram desconforto com o silêncio causado pelo vácuo do espaço. Eles olhariam pela janela e veriam os propulsores de suas espaçonaves disparando, mas não conseguiriam ouvir nada.

No entanto, apesar do silêncio, os astronautas que viajaram para a Lua durante as missões Apollo no final dos anos 1960 e início dos anos 1970 não estavam completamente isolados. Eles ainda eram capazes de ouvir comunicações da Terra, porque não dependiam de ondas sonoras, mas de ondas de rádio que não precisam de um meio para viajar.

Para ajudá-los a passar o tempo, a partir da Apollo 9 em 1969, a NASA distribuiu um gravador para cada astronauta. Ele tinha um microfone embutido e era usado principalmente para gravar registros de missão, mas também tinha um alto-falante que permitia a reprodução de música.

Sendo a tecnologia o que era na época, os registros da missão tinham que ser gravados sobre a música. Isso significava que os astronautas ficavam com cada vez menos para ouvir quanto mais tempo a missão durava.

Além disso, os gravadores tiveram que ser especialmente modificados para evitar que as fitas se desfizessem em gravidade zero. Eles também foram fixados com pequenos quadrados de velcro para que os astronautas pudessem prendê-los na espaçonave para impedi-los de flutuar.

Mickey Kapp, filho do fundador de uma pequena gravadora, ficou responsável por colocar músicas nos gravadores. Ele conheceu cada astronauta, quais eram seus gostos musicais e se eles tinham algum pedido especial. Usando suas conexões na indústria, ele rastreou cópias originais de cada música e as transferiu para as fitas.

Embora nenhum registro oficial tenha sido mantido de todas as canções que os astronautas escolheram, entrevistas mostram que nomes como Glen Campbell e Frank Sinatra foram escolhas populares. Buzz Aldrin, da Apollo 11, trouxe nomes como Barbra Streisand e Lou Rawls, já a tripulação da Apollo 12 adorava Sugar, Sugar dos Archies. Ron Evans, da Apollo 17, até escolheu algumas canções de Natal cantadas por seus vizinhos.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago