Satélite capta rachadura se expandindo em geleira da Antártida

Imagens da missão Copernicus Sentinel-1 mostram o gelo se partindo em um dos glaciares mais importantes da Austrália Ocidental

Trecho da geleira Pine Island se parte, em 2018: espetáculo que começa a ficar frequente na Antártida. Crédito: dados do Copernicus Sentinel modificados (2018), processados por Stef Lhermitte (TUDelft)

Em tempos de aquecimento global, a integridade do manto de gelo da Antártida cada vez mais dá sinais de fragilidade. Um exemplo disso são as imagens captadas em 2018 pela missão Copernicus Sentinel-1, da Agência Espacial Europeia (ESA), da evolução da fenda ao longo da língua de gelo (uma longa e estreita camada de gelo que se estende em direção ao mar) da geleira Pine Island, na Antártida Ocidental.

A Pine Island é a geleira que derrete mais rapidamente na Antártida. Segundo os cientistas, se ela e outra geleira da região, a Thwaites, derreterem, o nível global do mar aumentaria entre 1 e 2 metros. Isso desestabilizaria por completo o Manto de Gelo da Antártida Ocidental e provavelmente afetaria partes do Manto de Gelo da Antártida Oriental.

LEIA TAMBÉM: Pesquisadores encontram local de degelo acentuado na Antártida

A movimentação do gelo entre setembro e outubro de 2018. Crédito: dados do Copernicus Sentinel modificados (2018), processados por Stef Lhermitte (TUDelft)

As imagens acima, obtidas em setembro e outubro de 2018, mostram de forma nítida o surgimento de uma fenda no manto de gelo em uma região que antes era estável. É um processo que, infelizmente, tem ficado mais comum no continente gelado.

Saiba mais
+ Carolina Dieckmann pede R$ 9 milhões por mansão no Rio
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua