As alterações climáticas têm uma influência inegável nas zonas costeiras. Uma proporção substancial das costas arenosas do mundo já está sofrendo erosão devido ao aumento das tempestades, inundações e aumento do nível do mar. Com nossos ambientes costeiros em constante mudança, os satélites de observação da Terra estão sendo usados ​​para fortalecer melhor nosso conhecimento sobre as alterações das linhas costeiras.

Durante décadas, as áreas litorâneas estiveram sujeitas a intensa urbanização e crescimento populacional. A costa da União Europeia tem aproximadamente 68 mil km de comprimento, mais de três vezes mais do que a dos Estados Unidos. De acordo com a Agência Europeia do Ambiente, quase metade da população da UE vive a menos de 50 km do mar. Além disso, o litoral é  destino de férias mais popular da Europa.

A erosão costeira é observada atualmente em muitas linhas costeiras da Europa e provavelmente piorará com o aumento do nível do mar. O monitoramento do movimento costeiro é fundamental para a compreensão da evolução dos ambientes costeiros e esses dados podem ser informações fundamentais para os tomadores de decisão regionais.

Precisão refinada

A Agência Espacial Europeia (ESA) tem desenvolvido uma série de produtos para enfrentar esses desafios. Como parte do programa EO Science for Society da ESA, o projeto Coastal Change from Space fornece informações importantes sobre as mudanças costeiras globais. Usando 25 anos de imagens de satélite, incluindo dados das missões Copernicus Sentinel-1 e Sentinel-2, a equipe mapeou 2.800 km de costa analisada em quatro nações: Reino Unido, Irlanda, Espanha e Canadá.

Como parte desse projeto, um processo especial foi desenvolvido e aplicado para garantir que cada pixel de cada imagem tenha uma precisão muito melhorada no solo, além de identificar onde a linha de costa está precisamente localizada em uma data específica.

A frequência de revisita das missões Sentinel-1 e Sentinel-2 permitiu que as mudanças fossem observadas. Também foram registrados movimentos mais permanentes e extremos devido a eventos de tempestade. Esses resultados foram então validados por uma equipe de cientistas independentes das quatro nações, usando resultados de observações de campo e conhecimento local.

A linha costeira muda ao longo da costa de Malgrat de Mar, na Espanha. Crédito: contém dados modificados do Copernicus Sentinel (2018-19), processados por ESA/Argans Ltd
Paradigma de gestão costeira

Roberto Díaz Sánchez, da Direção Geral da Costa e do Mar do Ministério da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico, comentou: “A participação neste projeto nos iluminou na vigilância costeira do espaço. Estamos agora firmemente no caminho para um novo e promissor paradigma de gestão costeira, aumentando nossas chances de adaptar com sucesso nossas costas aos efeitos das mudanças climáticas.”

O conjunto de dados atual de mais de 30 mil imagens individuais está sendo usado para ajudar os cientistas a entender melhor seus processos locais.

A próxima etapa da jornada será usar esses conjuntos de dados para melhorar o desempenho dos modelos e se juntar a outras infraestruturas e conhecimento morfológico da zona costeira a fim de melhorar as previsões e permitir que estratégias de mitigação sensatas sejam empregadas.

Em 22 de janeiro, os resultados do projeto Coastal Change from Space foram apresentados em um webinar online.