Uma equipe de pesquisadores descobriu 20 novas luas orbitando Saturno, somando 82 satélites e ultrapassando Júpiter (79 luas) como o planeta com mais luas do nosso Sistema Solar. A descoberta é do Carnegie Institution for Science, nos Estados Unidos  e foi feita com o telescópio Subaru, que fica no Havaí.

Cada uma das luas descobertas mede cerca de cinco quilômetros de diâmetro. Três delas orbitam na mesma direção da rotação de Saturno em volta de seu próprio eixo, e dezessete delas orbitam na direção oposta (retrógradas), ao contrário da rotação do planeta.

Duas das luas que orbitam na mesma direção de Saturno estão mais próximas e levam cerca de dois anos para dar a volta no planeta. As luas que orbitam na direção oposta, as retrógradas, são mais distantes e levam cerca de três anos para completar sua órbita.

LEIA TAMBÉM: A lua “pendurada” nos anéis de Saturno

Origens

Segundo Scott S. Sheppard, líder da equipe, estudar as órbitas dessas luas pode revelar suas origens, assim como trazer informações sobre as condições que cercavam Saturno na época de sua formação.

As luas mais externas parecem estar agrupadas em três diferentes conjuntos divididos pela inclinações dos ângulos a partir dos quais elas orbitam o planeta.

O Carnegie Institution for Science lançou um concurso cultural para nomear as novas luas. Veja os detalhes no site do instituto.