Período de seca revela “Stonehenge” espanhol

Estrutura tem pelo menos 4 mil anos de idade e pode ter servido como cemitério ou centro comercial e cultural

Seca na Espanha revela "Stonehenge" espanhol / Foto: Pleonr/Licença CC BY-SA 4.0/ Wikimedia Commons

Uma estrutura de pedras formando um padrão circular de pelo menos 4 mil anos de idade passou décadas escondida sob a água do reservatório Valdecañas, na Espanha.

Mas alguns meses de seca fizeram com que a água se retraísse e expusesse por completo a construção, chamada de Dolmen de Guadalperal. A estrutura, que lembra Stonehenge, na Inglaterra, é formada por 150 pedras e foi construída na Idade do Cobre ou do Bronze.

O Dolmen de Guadalperal foi descoberto em 1920. Na época, escavações encontraram alguns objetos pessoais, indicando que a construção pode ter sido um cemitério. Mas outros especialistas dizem que a estrutura fazia parte de uma espécie de centro comercial e cultural.

Mas, nos anos 1960, a estrutura foi totalmente coberta por água quando o governo construiu um reservatório de água no local.

A seca deste ano pode ter sido prejudicial para a agricultura, mas acabou revelando esse tesouro arqueológico para turistas e moradores locais, que podem apreciar o monumento.

Agora, a comunidade espanhola discute se as pedras deveriam ser removidas e reinstaladas em outro local, já que certamente serão cobertas por água de novo quando voltar a chover.