As origens do vodu

Tema de incontáveis filmes de terror e aventura, o vodu tem fortes raízes fincadas na África. Proteger e retratar essa e outras religiões tradicionais do Continente Negro é uma tarefa assumida pela Afrikania Mission, que anualmente promove uma convenção para celebrar essas crenças. A foto retrata uma dessas ocasiões, em Gana, quando um homem, exausto após o seu transe, é segurado por seu amigo.

Relaxamento com as águas-vivas

Uma japonesa observa uma água-viva numa sala desenhada especificamente para abrigar esses seres no Aquário de Enoshima. O aquário promove uma “Noite de cura com águas-vivas” para mulheres, na qual as visitantes dormem sob um tanque ocupado por esses animais. Além de observá-los, elas têm aulas de ioga e sessões de massagem ali. Somente 30 mulheres podem participar das noitadas, sorteadas entre cerca de 550 candidatas. A iniciativa levou muitas japonesas a colocar exemplares desses animais em casa, confiando em seus efeitos terapêuticos e relaxantes. O Aquário de Enoshima recebe telefonemas freqüentes de mulheres solicitando informações a respeito de como cuidar dos bichos.

Restaurantes ECOLÓGICOS fazem sucesso em Londres

A capital da Inglaterra tem uma nova tendência em termos de alimentação: os restaurantes ecológicos. No Acorn House, localizado em King’s Cross, no centro da cidade, todas as sobras de comida, como cabeça de peixe e cascas de frutas, são transformadas em adubo para as plantas da horta, que oferece vegetais frescos. Os pratos são servidos no tamanho desejado pelo cliente, para evitar desperdícios. O dono, Arthur Pott-Dawson, aboliu o ar condicionado – para refrigerar o local é usada água fresca que corre em valas pelo ambiente –, e as lâmpadas foram substituídas por velas. A próxima mudança nos planos de Pott-Dawson é retirar o papel higiênico dos banheiros. Ele quer implantar um sistema de bidês, parecido com o dos japoneses. O aparelho, movido a eletricidade, lava e seca os clientes, evitando desperdício de papel. Outros restaurantes londrinos que fazem sucesso na linha do Acorn House são o Konstam, o Vitaorganic Cafe, o Pumpkin e o The Duke of Cambridge.

Tomar remédio AMASSADO pode ser prejudicial

Com o objetivo de facilitar a deglutição, muitas pessoas amassam as pílulas do medicamento, principalmente para dálos a idosos e crianças. Mas, segundo especialistas, ao se destruir as cápsulas especiais que envolvem o medicamento prejudica-se a assimilação do remédio pelo corpo. Médicos e enfermeiros que oferecerem pílulas amassadas podem ser acusados judicialmente por negligência. Existem alternativas para aqueles que têm dificuldade na deglutição. Eles podem consumir medicamentos em forma líquida ou gasosa.

Rosto de TUTANCÂMON exposto pela primeira vez

A cabeça mumificada de Tutancâmon foi exibida pela primeira vez no início de novembro, em sua tumba no Vale dos Reis, em Luxor, no Egito. Apenas a cabeça e os pés da múmia aparecem. Todo o resto do corpo do jovem faraó, morto aos 19 anos, foi coberto por um lençol de linho. Tutancâmon cativa o interesse e a imaginação do público desde a descoberta do seu sepulcro, há quase um século, pelo arqueólogo inglês Lord Carnarvon. O conjunto de seus despojos acha-se hoje protegido no interior de uma caixa de vidro, com temperatura e umidade controladas.

Pesquisa americana confirma benefícios da MEDITAÇÃO

Estudo feito pela Universidade do Oregon, Estados Unidos, com 40 universitários chineses, mostrou que não é preciso meditar durante muito tempo para obter resultados positivos: cerca de 20 minutos por dia já bastam para reduzir a ansiedade e diminuir os níveis de cortisol, hormônio responsável pelo estresse. Com cinco dias consecutivos de prática, os estudantes que seguiram a meditação integrada “corpo- mente” (que abrange relaxamento corporal, controle da respiração, visualização e “aprofundamento” da mente) conseguiram resultados bem melhores que o grupo de controle, o qual praticou apenas um tipo de relaxamento.

Balão incomum anatomicamente correto

Um auto-retrato inflável – e totalmente nu – do artista polonês Pavel Althamer paira no ar perto da Arena de Esportes de Palazzina Appiani, na Itália. A iniciativa foi da Nicola Trussardi Foundation.

Ônibus a ETANOL em São Paulo

A Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Centro Nacional de Referência em Biomassa (Cenbio) do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE), deve colocar em circulação este mês um ônibus movido a etanol (álcool combustível hidratado) na Grande São Paulo, para testar sua viabilidade. O veículo será incorporado ao Sistema Metropolitano de Transporte (Metra). Ele circulará no corredor Jabaquara–São Mateus, com parada em nove terminais e atendimento a quatro municípios: São O veículo já se encontra em circulação em outros oito locais do mundo: Estocolmo (Suécia), Madri e País Basco (Espanha), Roterdã (Holanda), La Spezia (Itália), Somerset (Grã-Bretanha), Dublin (Irlanda) e Nanyang (China).

No primeiro momento de testes, o ônibus será comparado aos movidos a diesel. “Houve uma experiência há oito anos em São Paulo, cujos resultados foram excelentes do ponto de vista ambiental, porém modestos do ponto de vista econômico, devido à diferença de Paulo, Diadema, São Bernardo do Campo e Santo André, durante um ano.

O ônibus faz parte do Projeto Best (Bioetanol para o Transporte Sustentável), programa internacional coordenado no Brasil pelo Cenbio. O objetivo é sensibilizar o mundo sobre a importância do uso do etanol no transporte público. Esse combustível pode reduzir até 90% da emissão de poluentes na atmosfera.

Com o projeto, o Brasil é o primeiro país da América Latina a ter um ônibus movido a etanol em suas ruas. preço entre o óleo diesel e o etanol – o que esperamos superar com a nova geração do motor e também do aditivo (misturado ao etanol)”, diz José Roberto Moreira, presidente do Conselho Gerenciador do Cenbio e principal articulador do Best no Brasil. “Hoje, o óleo diesel custa quase o dobro do etanol e existe a tendência de contínua elevação do preço do petróleo.”

Número de turistas na Cidade PROIBIDA será limitado

Um dos pontos turísticos mais famosos da China, a Cidade Proibida, em Pequim, limitará em 50 mil o número de visitantes por dia. Isso porque a grande incidência de turistas dificulta a preservação da área. Segundo o responsável pela manutenção, o chão está desgastado e a coloração avermelhada do muro está desbotando devido ao excesso de gás carbônico expelido pelos turistas. Em breve, os ingressos para visitar esse patrimônio chinês estarão à venda na internet através do site www.dpm.org.cn.

Contra o desflorestamento, menos HASHIS nos restaurantes

A fabricação anual de 45 bilhões de hashis na China exige a derrubada de cerca de 25 milhões de árvores

Cerca de 300 restaurantes de Pequim se comprometeram a não oferecer mais aos clientes os pauzinhos usados pelos orientais como talheres, conhecidos como hashis ou chopsticks. O objetivo é reduzir o desmatamento na China. Por ano, o país produz 45 bilhões de pares de hashis, o que corresponde a uma derrubada de aproximadamente 25 milhões de árvores. Em abril de 2006, o governo chinês já havia estabelecido um aumento de 5% no preço dos hashis. Mesmo assim, muitos clientes optam pelo pauzinho descartável por achá-lo mais higiênico.