Série de documentários revela belezas e segredos do litoral do Brasil

Em oito episódios, “Brasil Selvagem: Costa Brasileira” explora a incrível biodiversidade dos mais de 8 mil quilômetros do litoral do país

Aves no Arquipélago de Abrolhos em cena do primeiro episódio da nova temporada de "Brasil Selvagem: Costa Brasileira". Crédito: Divulgação

A biodiversidade do litoral brasileiro, mostrada em imagens incríveis e de forma dinâmica, com roteiro leve e trilha sonora poderosa, é o tema da terceira temporada da série Brasil Selvagem, do canal por assinatura National Geographic, no ar desde 16 de julho. A produção, que conta com imagens em Ultra High Definition, é uma parceria da National Geographic Brasil com a produtora do cinegrafista e fotógrafo Cristian Dimitrius.

A atual temporada completa de Brasil Selvagem: Costa Brasileira, explora em oito episódios o enorme litoral do país. Com cerca de 8 mil quilômetros de extensão, ele tem amostras de todos os biomas brasileiros – exceto o Pantanal e o Cerrado –, em meio a águas azuis e verdes, incontáveis praias, centenas de ilhas, recifes, costões rochosos, dunas, estuários e baías. Ele é ainda lar de milhares de espécies de peixes, aves, e plantas que precisam ser conhecidas e preservadas.

Diferentes locais da costa brasileira são visitados nos episódios. Da Mata Atlântica às afastadas ilhas oceânicas, passando por locais icônicos, como o Arquipélago de Abrolhos, Lençóis Maranhenses, Fernando de Noronha, e outros pouco conhecidos, como a Lagoa do Peixe, no Parque Nacional da Lagoa do Peixe (Rio Grande do Sul).

LEIA TAMBÉM: Documentários reverenciam a saga de conquistar o Everest

Cada episódio é estruturado em torno de um ecossistema e apresenta histórias únicas e nunca contadas sobre seus habitantes e os trabalhos de conservação feitos por pessoas dedicadas, que lutam diariamente para preservar esse rico patrimônio brasileiro. A série mostra também a conexão existente entre os vários ecossistemas que compõem a costa brasileira. Exemplos disso são como a ameaçada Mata Atlântica interage com o costão rochoso, como as areias das dunas influenciam a cultura de populações, como uma esteira de água fria da Antártida fornece alimento abundante aos habitantes do litoral, como ilhas costeiras funcionam como laboratórios de evolução, entre muitas outras curiosidades.

Veja também

+ Invasão de vespas assassinas aumenta tensão com 2020 nos EUA
+ Anticoagulante reduz em 70% infecção de células pelo coronavírus
+ Assintomáticos: 5 dúvidas sobre quem pega o vírus e não tem sintomas
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança