O governo do Pará aprovou, em março, a licença prévia para a Companhia de Desenvolvimento Mineral (CDM) explorar Serra Pelada. A reserva total, estimada em 4 milhões de toneladas, contém ouro, platina e paládio. A CDM, composta pela Cooperativa dos Garimpeiros de Serra Pelada e pela empresa canadense Colossus Mineral Inc., terá de atender a mais de 20 exigências relativas às questões sociais e aos impactos ambientais derivados da exploração.

Desratização radical na Austrália

Paraíso natural australiano, a Ilha Lord Howe tem sofrido com o rato-preto. Introduzido ali em 1918, ele levou à extinção cinco espécies endêmicas de aves e pôs em risco vários outros exemplares da fauna e da flora locais. Para combatê-lo, as autoridades planejam deflagrar em 2012 o mais radical programa de erradicação já visto: o despejo, por helicóptero, de 42 toneladas de veneno na ilha. O projeto contempla medidas especiais para os outros animais e vegetais, além de moradores e turistas.

 

Financiamento verde

A Nossa Caixa Desenvolvimento, agência de fomento do Estado de São Paulo, lançou em março a Economia Verde, linha de crédito para pequenas e médias empresas que busca ajudar na redução de emissões de gases-estufa. O dinheiro pode ser usado, por exemplo, na troca de equipamentos por outros menos poluentes ou na compra e instalação de aparelhos para produzir energia renovável. O financiamento tem taxa de juros de 6% ao ano e prazo de até cinco anos para pagamento.

Movimento pró-água

A cervejaria AmBev lançou em março um ambicioso projeto em defesa de sua principal matéria-prima, a água: o Movimento Cyan. A iniciativa, feita em parceria com a ONG holandesa WWF, envolve a adoção das bacias hidrográficas onde a empresa tem fábricas (a primeira delas é a do Corumbá, no Distrito Federal), ações educativas de conscientização das populações locais e um site próprio, o www.movimentocyan.com.br. Para Samuel Barreto, diretor da WWF, as medidas darão resultado a longo prazo e deverão trazer lucro à AmBev.

Atum, mais do que nunca em perigo

O atum segue em risco crescente de extinção, depois que uma proposta de proibição de sua pesca foi derrotada no encontro da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e da Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites, na sigla em inglês) realizada em março no Catar. Japão, Canadá e vários países em desenvolvimento venceram a votação alegando que a medida prejudicaria sua indústria pesqueira.

 

 

 

Apuros chineses

Maior poluidor do mundo, a China tem investido muito para reverter a deterioração ambiental que enfrenta, mas a situação apresenta pioras, reconheceu o governo em março. O principal culpado ainda é o carvão, cuja queima produz até 70% da energia consumida no país, mas o lixo urbano e a água usada na agricultura já se destacam nesse quadro. Entre 2006 e 2009, a China reduziu seu consumo de energia por unidade de PIB em 14%; no entanto, precisa cortar mais 6% em 2010 para atingir sua meta quinquenal.

 

 

A Philips lançou seu programa de recolhimento de aparelhos antigos. Donos de eletrodomésticos das marcas Philips e Walita podem verificar o estabelecimento mais próximo para entrega ligando para a central de atendimento ao cliente – (11) 2121-0203 na Grande São Paulo; 0800-701-0203 nas demais regiões – ou acessando www.sustentabilidade.philips.com.br

 

 

A ONG Renctas e o Grupo Itapemirim, de transporte rodoviário de passageiros, fizeram uma parceria para exibir, até dezembro, um vídeo sobre o combate ao tráfico de animais silvestres em complexos de cinema situados em shoppings de Brasília, Guarulhos, Niterói, Guarapari e mais 11 capitais. O vídeo está disponível no site www.renctas.org.br.

 

 

A rede Cinemark passou a preparar a pipoca vendida em seus complexos no País com óleo de girassol com Ômega-9. Entre outros benefícios à saúde, o produto reduziu em 33% a gordura saturada da pipoca, além de diminuir o LDL (o colesterol ruim), aumentar o HDL (colesterol bom) e inibir o surgimento de doenças cardiovasculares.

 

 

O McDonald’s desenvolveu uma iniciativa que pode reduzir em até 15% o consumo de água de suas unidades: usar a água condensada do sistema de ar condicionado para limpar a área externa e regar jardins. A ideia, nascida num restaurante da rede em Natal (RN), deverá ser levada a outros 18 países da América Latina.