Com o objetivo de dar destino ecologicamente correto a cerca de 164 toneladas de lixo orgânico gerados mensalmente em suas praças de alimentação, o Shopping Eldorado de São Paulo investe, desde 2012, no projeto de compostagem nomeado de Telhado Verde. A medida transforma as sobras de alimentos em adubo e dá o destino ecologicamente correto a mais de 30% de todo o lixo produzido no empreendimento.

O intuito da iniciativa é reduzir significativamente a quantidade de resíduos enviados ao aterro sanitário, além de diminuir a emissão de carbono na atmosfera gerada no transporte do material até os tradicionais aterros. A horta também ganhou uma importante função de amenizar a temperatura interna do empreendimento, reduzindo o consumo de energia e evitando o desperdício da água utilizada nos equipamentos de refrigeração de ar.

Durante o processo, enzimas especiais retiram o odor e a umidade dos alimentos e transformam essa matéria orgânica em adubo, utilizado para cultivar hortaliças, legumes e verduras livres de agrotóxicos em uma área de 6.800 m² no telhado do shopping. Toda a operação, da separação ao cultivo, é produzida e destinada aos próprios colaboradores do shopping.

Instrumento

Para o superintendente do Shopping Eldorado, Sérgio Nagai, um shopping center é também um instrumento de desenvolvimento social e possui um compromisso com a melhoria da qualidade de vida nas comunidades onde está inserida. “Com o Telhado Verde, trabalhamos o tripé da sustentabilidade com um ciclo em que tentamos abranger não apenas questões ambientais, como também sociais”, explica.

Na horta, são produzidos legumes, verduras e algumas frutas, como berinjela, jiló, pimentão, pimentas, salsinhas, alfaces, tomates, manjericão, pepino, abobrinha, rúcula, couve, limão, amora, beterraba; além de gengibre, capim-cidreira, hortelã, erva doce, alecrim e poejo.