O relatório sobre objetos voadores não identificados (OVNIs) divulgado no ano passado pelo Escritório do Diretor de Inteligência Nacional dos EUA tinha várias partes interessantes, incluindo que apenas um dos 144 avistamentos de OVNIs relatados por militares nos últimos 17 anos foi explicado, e que os militares confirmaram que estão investigando OVNIs.

No final, porém, o relatório decepcionou os entusiastas que esperavam explicações interessantes para os OVNIs, concluindo que “a quantidade limitada de relatórios de alta qualidade sobre fenômenos aéreos não identificados dificulta nossa capacidade de tirar conclusões firmes sobre a natureza ou intenção dos UAPs (Fenômenos Aéreos Não Identificados)”. Inclusive, o único incidente para o qual eles encontraram uma explicação acabou sendo um balão esvaziando.

No entanto, enquanto esses arquivos foram divulgados, os membros do Congresso viram um relatório confidencial adicional indisponível ao público. Graças à dedicação do site sobre OVNIs The Black Vault, o relatório classificado está disponível em PDF.

“Em um número limitado de incidentes, o UAP aparentemente exibiu características de voo incomuns, incluindo vários em que [redigido] envolvendo [redigido]”, diz um trecho do relatório. “Essas observações podem ser o resultado de erros do sensor, falsificação ou percepção errônea do observador e requerem uma análise rigorosa adicional”.

Outra parte explica que existem “vários tipos” de avistamentos de OVNIs, com diferentes aparências e explicações. No entanto, eles dizem que os incidentes, quando resolvidos, se enquadram na categoria de “confusão no ar, fenômenos atmosféricos naturais, programas de desenvolvimento da indústria do USG ou dos EUA, sistemas de adversários estrangeiros e uma ‘outra’ caixa pegajosa”.

Os arquivos também revelam que a maioria dos relatórios de militares vieram nos últimos dois anos porque um melhor sistema de relatórios foi implementado. Eles reconhecem, no entanto, que alguns têm medo de apresentar informações sobre OVNIs, relatando que um “risco de reputação pode manter muitos observadores em silêncio, complicando a busca científica do tópico”.

Alguns avistamentos de OVNIs foram descritos, embora muitos ainda estivessem completamente redigidos. O relatório também confirma que os militares continuarão a investigar os OVNIs, principalmente quando for considerado uma questão de segurança nacional.

“Continuamos monitorando evidências de tais programas, dada a ameaça que eles representam, principalmente porque alguns UAPs foram detectados perto de instalações militares ou por aeronaves transportando os sistemas de sensores mais avançados do USG”, escreveram no relatório.