Acompanhe a tentativa de pouso na Lua da sonda indiana Chandrayaan-2

Se a tentativa for bem sucedida, a Índia será o quarto país do mundo a pousar no satélite, ao lado de União Soviética, EUA e China

Sonda indiana Chandrayaan-2 vai fazer tentativa de pouso suave na Lua neste sábado (7) / Foto: ISRO / Divulgação

A sonda indiana Chandrayaan-2, lançada em 22 de julho, vai fazer sua primeira tentativa de pouso suave na Lua neste sábado (7), horário local, por volta de 17h25 no horário do Brasil.

A manobra está sendo transmitida ao vivo pelo site da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO, na sigla em inglês).

Se a tentativa for bem sucedida, a Índia será o quarto país do mundo a pousar no satélite, ao lado de União Soviética, EUA e China, e será o segundo pouso feito no Pólo Sul da Lua – a única missão que aterrissou nesta região do satélite foi a chinesa Change-4, em dezembro de 2018.

Em 23 de agosto, a sonda chegou à órbita da Lua e enviou sua primeira foto do satélite. A ISRO divulgou que, na segunda-feira (2) que o módulo de pouso da Chandrayaan-2 se separou da nave com sucesso.

Se o pouso for bem sucedido, um veículo vai se destacar do módulo de pouso e vai começar a mapear a região sul da Lua, coletando minerais e amostras de solo para análise.