Um deslizamento de terra de 5 km de comprimento domina esta cena em Marte, capturado pela sonda ExoMars Trace Gas Orbiter (TGO) em 13 de abril de 2021. O deslizamento ocorreu na borda de uma cratera de 35 km de largura na região de Aeolis, no Planeta Vermelho (151,88° E/27,38° S).

Deslizamentos de terra são processos geomorfológicos que ocorrem em condições ambientais específicas. Em Marte como na Terra, eles vêm em várias formas e tamanhos. Análogos da Terra são usados ​​para entender processos semelhantes vistos em corpos planetários.

Para esse deslizamento em particular, a área de ruptura, de onde o material colapsou, está ligeiramente fora do quadro, embora as zonas de transporte e depósito apresentem grandes detalhes, como estriamentos longitudinais e cristas de fluxo. As crateras de impacto no lóbulo indicam que esse não é um evento recente, mas continua sendo um desafio datar com precisão sua formação.

A nave TGO chegou a Marte em 2016 e iniciou sua missão científica completa em 2018. Ela não está apenas enviando imagens espetaculares. Está fornecendo também o melhor inventário de gases atmosféricos marcianos e mapeando a superfície do planeta para locais ricos em água. Ela também fornecerá serviços de retransmissão de dados para a segunda missão ExoMars, compreendendo o rover Rosalind Franklin e a plataforma Kazachok, quando chegar a Marte em 2023.