Sonda indiana é localizada e agência tenta contato

A ISRO havia perdido o contato com a Vikram na sexta-feira (6), quando a sonda estava se aproximando da Lua para um pouso suave

O módulo de pouso Vikram, que faz parte da missão da sonda indiana Chandrayaan-2, foi localizado pela Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO, na sigla em inglês).

A ISRO havia perdido o contato com a Vikram na sexta-feira (6), quando a sonda estava se aproximando da Lua para um pouso suave.

LEIA TAMBÉM: Sonda indiana Chandrayaan-2 à órbita da Lua e envia primeira imagem

O chefe da ISRO, Kailasavadivoo Sivan, anunciou que a descida do módulo Vikram estava normal até chegar a uma altitude de 2.1 km, quando a agência perdeu o contato com a sonda.

A Vikram foi localizada pelas câmeras da sonda Chandrayaan-2, que está na órbita da Lua. Sivan disse que a agência acredita que Vikram fez um pouso “duro”, que é quando a aeronave faz uma aterrissagem mais brusca, ou seja, com mais impacto.

Agora, a ISRO tenta retomar contato com a sonda Vikram e avaliar em qual estado ela se encontra. O pouso suave da Vikram liberaria um veículo que circularia pelo Polo Sul da Lua e recolheria amostras de solo para análises químicas.

A Índia já lançou uma sonda à Lua, a Chandrayaan 1, que ficou ativa até 2010 orbitando o nosso satélite, mas que não chegou a pousar nele.

 

COMPARTILHAR