Startup da Embraer anuncia encomenda de 200 carros elétricos voadores

Primeiras unidades deverão ser entregues em 2026 e serão utilizadas para a promoção de “táxis voadores” na Europa e nos EUA

Veículo elétrico comercializado por startup da Embraer: previsão de chegada ao mercado daqui a cinco anos. Crédito: Embraer

A Embraer anunciou ontem (1º/6) que recebeu uma encomenda de 200 unidades de veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL), feita pela empresa norte-americana Halo, especializada em serviços de transporte e mobilidade urbana aérea. O negócio foi fechado pela startup Eve, braço da Embraer voltado para projetos de transporte aéreo eletrificado. Pelo acordo, as primeiras unidades serão entregues em 2026 e serão utilizadas pela Halo para a promoção de “táxis voadores” na Europa e nos EUA. Além da montagem dos equipamentos, o acordo prevê também o desenvolvimento conjunto de um sistema de gestão de tráfego aéreo urbano e de operação das frotas, para facilitar a disseminação dessa tecnologia. Estadão, Exame, Reuters e Valor destacaram essa notícia.

Ao mesmo tempo, a BBC elencou motivos para animar os entusiastas dos carros elétricos: a expectativa é de que o setor testemunhe um salto tecnológico e comercial na próxima década, impulsionado por incentivos governamentais, investimentos empresariais e interesse redobrado de investidores e consumidores.

Por outro lado, um problema mais imediato pode atrapalhar os primeiros passos nessa maratona: a escassez global de chips de computador, que já está causando disrupção do processo produtivo de diversas montadoras. Segundo o Independent, o presidente-executivo da Intel, Pat Gelsinger, afirmou que a falta dessa peça deve atrapalhar a indústria nos próximos meses – e, potencialmente, nos próximos anos. O motivo é simples: os fornecedores das matérias-primas necessárias para a montagem desses chips ainda não conseguiram se adequar à explosão da demanda pós-pandemia e as perspectivas para uma normalização no curto prazo são baixas.

Crédito do vídeo: Embraer

Saiba mais
+ Carolina Dieckmann pede R$ 9 milhões por mansão no Rio
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua