Submarino francês desaparecido há 50 anos é encontrado

O submarino francês Minerve desapareceu 27 de janeiro de 1968, perto de Toulon, com cinquenta e dois tripulantes a bordo

submarino francês
Submarino francês Minerve é encontrado depois de 50 anos / Foto: Ministério das Forças Armadas da França

A Ministra das Forças Armadas da França, Florence Parly, anunciou nesta segunda-feira (22) que foi encontrado o Minerva, submarino desaparecido há 50 anos.

“Acabamos de encontrar o Minerva. É um sucesso, um alívio e um feito técnico. Penso nas famílias que esperaram tanto tempo por este momento”, escreveu a ministra.

O Minerve estava a 2.350 metros de profundidade e foi encontrado a 45 km da costa de Toulon, dividido em três fragmentos de tamanhos variáveis e espalhados por uma área de 300 metros de distância.

O submarino francês Minerve desapareceu 27 de janeiro de 1968, perto de Toulon, com cinquenta e dois tripulantes a bordo. O submarino estava fazendo um exercício quando naufragou. Não se sabe exatamente a causa do naufrágio, mas o clima ruim pode ter tido um papel no acidente.

Submarino francês
Submarino francês Minerve é encontrado depois de 50 anos

Logo após o naufrágio, a Marinha francesa lançou expedições de busca, inclusive uma liderada pelo famoso explorador Jacques Cousteau, mas nada foi encontrado.

Mais recentemente, por pressão dos familiares dos tripulantes do submarino, o governo francês iniciou uma nova tentativa de encontrar a embarcação. Foi o navio americano Seabed Constructor quem achou o Minerve. O navio também resgatou, em 2018, o submarino argentino ARA San Juan, que naufragou no Atlântico Sul em novembro de 2017.

blog comments powered by Disqus