Suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, diz ONU

De acordo com o relatório da organização, apenas 38 países do mundo contam com algum programa nacional de estratégias de prevenção ao suicídio

Imagem de Anemone123 por Pixabay

O suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, ficando atrás apenas de acidentes de trânsito. É o que mostrou um relatório da Organização Mundial da Saúde (ONU) divulgado nesta segunda-feira (9) sobre o tema.

Segundo o documento da ONU, entre adolescentes de 15 a 19 anos, o suicídio ficou em segundo lugar entre as meninas, atrás de complicações da gestação, e em terceiro lugar entre meninos, depois de acidentes de trânsito e violência.

LEIA TAMBÉM: Índice de suicídio nos EUA aumenta depois da série “13 Reasons Why”

Ainda de acordo com o relatório, apenas 38 países do mundo contam com algum programa nacional de estratégias de prevenção ao suicídio. Considerando todas as idades, uma pessoa se mata a cada 40 segundos. “Cada morte é uma tragédia para a família, amigos e colegas. Mas o suicídio é prevenível. Pedimos a todas as nações que incorporem estratégias de prevenção com eficácia comprovada em seus programas de saúde e educação, de uma maneira sustentável”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor geral da ONU.

A taxa global de suicídio é de 10,5 para cada 100 mil habitantes. Apesar de 79% dos suicídios acontecerem em países de baixa a média renda, os de alta renda têm a taxa mais alta: 11,5 para cada 100 mil habitantes. Nos países de baixa e média renda, a taxa é quase que igualmente dividida entre homens e mulheres, enquanto que, nos de renda alta, três vezes mais homens se matam do que mulheres.

Para a ONU, educar a mídia a respeito de como suicídios são noticiados; implementar programas entre os jovens para que eles desenvolvam habilidades emocionais para lidarem com o estresse; identificar cedo e acompanhar pessoas em risco de suicídio são medidas que ajudariam a diminuir esses números.