Supernova longínqua aparece três vezes em imagem do Hubble

Luz da Supernova Réquiem levou cerca de 10 bilhões de anos para se tornar visível nesta região da galáxia

Imagens do superaglomerado de galáxias MACS J0138 em 2016 (esquerda) e 2019 (direita): a Supernova Réquiem aparece três vezes na mais antiga, por efeito de lente gravitacional (confira os círculos), e está ausente na outra foto, mas com reaparição prevista em 2037 (círculo à esquerda, alto). Crédito: Nasa, ESA, Steve A. Rodney (Universidade da Carolina do Sul), Gabriel Brammer (Cosmic Dawn Center/Instituto Niels Bohr/Universidade de Copenhague), Joseph DePasquale (STScI); CC BY 4.0

Três imagens da mesma supernova aparecem na imagem de 2016 à esquerda, tirada pelo telescópio espacial Hubble, da Nasa/ESA. Mas elas já não figuram na imagem de 2019.

A distante supernova, chamada Réquiem, está no gigantesco aglomerado de galáxias MACS J0138. O aglomerado é tão grande que sua poderosa gravidade dobra e amplia a luz da supernova, localizada em uma galáxia bem atrás dela. Chamado de lente gravitacional, esse fenômeno também divide a luz da supernova em várias imagens de espelho, destacadas pelos círculos brancos na imagem de 2016.

A supernova com múltiplas imagens desaparece na imagem de 2019 do mesmo aglomerado, à direita. A foto, tirada em 2019, ajudou os astrônomos a confirmar o pedigree do objeto. As supernovas explodem e desaparecem com o tempo. Os pesquisadores preveem que uma repetição da mesma supernova fará uma aparição em 2037. A localização prevista dessa quarta imagem é destacada pelo círculo amarelo no canto superior esquerdo.

A luz da Supernova Réquiem precisou de cerca de 10 bilhões de anos para sua jornada, com base na distância de sua galáxia hospedeira. A luz que o Hubble capturou do aglomerado MACS J0138.0-2155 levou cerca de 4 bilhões de anos para chegar à Terra.

As imagens foram obtidas em luz próxima do infravermelho pela Wide Field Camera 3 do Hubble.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago