Sustentabilidade no Design da Mata Dia das Mães

Mostra de artesanato brasileiro realizada tradicionalmente no Natal, ganha versão Dia das Mães para promover itens feitos com matérias-primas naturais e técnicas tradicionais.

Evento realizado há quatro anos na época do Natal, o Design da Mata, mostra de artesanato brasileiro que estimula o conhecimento sobre as comunidades produtoras as peças, está inovando ao fazer uma edição de Dia das Mães, que começa hoje em São Paulo. Além do Bazar, que vende trabalhos de mais de 200 artesãos de todo o país, voltados basicamente para a decoração de interiores e acessórios, o evento terá programação cultural e gastronômica, girando em torno da sustentabilidade.
Os itens exibidos são produzidos com matérias-primas naturais e técnicas tradicionais de comunidades indígenas, caboclas e caiçaras, rurais e urbanas. Estão à venda peças de decoração e design de interiores com vasos, bandejas, velas, castiçais, louças pintadas a mão, colchas e almofadas em bordado, além de acessórios femininos como bolsas, colares, brincos e anéis. Os produtos são elaborados a partir de recursos da floresta, como palha de tucumã, fibra de arumã, carnaúba, fibra de bananeira, madeira certificada, sementes e borracha.
A mostra dos trabalhos é enriquecida por uma exposição e um passeio guiado pela história de cada produto, destacando quem o fabrica e como ele é feito. O público também poderá participar de uma programação cultural que aborda diversos temas ligados aos territórios e aos modos de vida das comunidades produtoras e inclui música, cinema e culinária locais.
Esta edição do Design da Mata é coordenada pelo Instituto IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, ONG que trabalha pela conservação da biodiversidade do país por meio de ciência, educação e negócios sustentáveis. Entre os parceiros do evento estão o Café Gastromotiva (primeira organização do Brasil a inspirar e promover transformação e inclusão social por meio da gastronomia), A Casa – Museu do Objeto Brasileiro, Livraria Cultura, Fundação Vitória Amazônia e Instituto Socioambiental (ISA).

O quê: Design da Mata Dia das Mães, mostra de artesanato brasileiro
Onde: Espaço A Casa – Museu do Objeto Brasileiro (Av. Pedroso de Morais, 1.216/1.234, São Paulo, SP). 
Quando: de 7 a 10 de maio de 2015, das 10h às 19h, (no último dia, encerrará às 17h). 
Informações: fone (11) 3814-9711, facebook.com/DesignDaMata.

COMPARTILHAR