Telescópio capta estrela estranha envolta em luz de neon

Provavelmente resultado da fusão de duas anãs brancas, o bizarro objeto, descoberto em 2019, é muito instável e deverá entrar em colapso em cerca de 10 mil anos

Nova estrela é muito instável e deverá entrar em colapso em cerca de 10 mil anos. Crédito: ESA/XMM-Newton, L. Oskinova/Universidade de Potsdam

A imagem acima mostra um novo tipo de estrela que nunca foi vista antes em raios X. Essa estranha estrela se formou após duas anãs brancas – restos de estrelas como o nosso Sol – colidirem e se fundirem. Mas em vez de se destruírem no evento, as anãs brancas formaram um novo objeto que brilha forte na luz de raios X.

Uma equipe de astrônomos liderados por Lidia Oskinova, da Universidade de Potsdam (Alemanha), usou o telescópio de raios X XMM-Newton, da Agência Espacial Europeia (ESA), para estudar o objeto, originariamente descoberto em 2019. Naquela época, os astrônomos já haviam relatado que o objeto tem velocidades de vento muito altas e é muito brilhante – portanto, muito grande para ser uma anã branca comum. Eles sugeriram que o objeto é um novo tipo de estrela que sobreviveu à fusão de duas anãs brancas.

Com base nas novas informações do XMM-Newton, Lidia e sua equipe agora sugerem que o que vemos na imagem é um novo tipo de fonte de raios X alimentada pela fusão de duas anãs brancas. O remanescente do confronto – a nebulosa – também é visível na imagem. Ele é feito principalmente do elemento neon (mostrado em verde). A estrela é muito instável e provavelmente entrará em colapso em uma estrela de nêutrons dentro de 10 mil anos.

As conclusões dos astrônomos foram apresentadas em estudo na revista “Astronomy & Astrophysics“.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago