Telescópio capta um gigantesco contorcionismo galáctico

Em imagem distorcida por lentes gravitacionais, a galáxia LRG-3-817 surge como um longo arco

Galáxia LRG-3-817 vista deformada por lente gravitacional: arco ao lado do aglomerado central de galáxias da área. Crédito: ESA/Hubble e Nasa, S. Allam et al.

Esta imagem do telescópio espacial Hubble, da Nasa/ESA apresenta a galáxia LRG-3-817, também conhecida como SDSS J090122.37+181432.3. A galáxia, com sua imagem distorcida pelos efeitos das lentes gravitacionais, aparece como um longo arco à esquerda do aglomerado central de galáxias.

A lente gravitacional ocorre quando uma grande distribuição de matéria, como um aglomerado de galáxias, fica entre a Terra e uma fonte de luz distante. Como o espaço é deformado por objetos massivos, a luz do objeto distante se curva enquanto viaja até nós e vemos uma imagem distorcida dela. Esse efeito foi previsto pela primeira vez pela teoria geral da relatividade de Einstein.

Lentes gravitacionais fortes fornecem uma oportunidade para estudar propriedades de galáxias distantes, uma vez que o Hubble pode resolver detalhes dentro dos arcos múltiplos que são um dos principais resultados das lentes gravitacionais. Uma consequência importante da distorção da lente é a ampliação, permitindo-nos observar objetos que, de outra forma, estariam muito distantes e fracos para serem vistos. O Hubble usa esse efeito de ampliação para estudar objetos além da sensibilidade de seu espelho primário de 2,4 metros de diâmetro, mostrando-nos as galáxias mais distantes que a humanidade já encontrou.

LEIA TAMBÉM: 

Essa galáxia foi encontrada como parte do Sloan Bright Arcs Survey, que descobriu algumas das galáxias de alto desvio para o vermelho com lentes gravitacionais mais brilhantes no céu noturno.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago