Telescópio mostra misterioso show de luzes e sombras em galáxia

Raios brilhantes e sombras escuras emanam do centro da galáxia IC 5063, um fenômeno que intriga os astrônomos

Raios brilhantes e sombras escuras emanam do centro da galáxia IC 5063: origem intrigante. Crédito: Nasa, ESA e WP Maksym (CfA)

Algumas das vistas mais deslumbrantes do nosso céu ocorrem ao pôr do sol. Nessas ocasiões, a luz solar penetra nas nuvens, criando uma mistura de raios brilhantes e escuros formados pelas sombras das nuvens e pelos feixes de luz espalhados pela atmosfera.

Os astrônomos que estudam a galáxia espiral IC 5063 estão intrigados com um efeito semelhante nesta nova imagem do telescópio espacial Hubble, da Nasa/ESA. Neste caso, um conjunto de estreitos raios brilhantes e sombras escuras é visto irradiando-se do centro extremamente brilhante da galáxia, atingindo pelo menos 36 mil anos-luz.

A IC 5063 (também conhecida como ESO 187-23, IRAS 20481-5715 e PGC 65600) está a 156 milhões de anos-luz da Terra. Ela se situa na constelação de Indus (o Índio), visível no hemisfério sul.

LEIA TAMBÉM:

Os astrônomos rastrearam os raios até o centro da galáxia, a localização de um buraco negro supermassivo ativo. O buraco negro está se alimentando de material atraído para si, produzindo um poderoso jato de luz de gás superaquecido próximo a ele.

Embora os pesquisadores tenham desenvolvido várias teorias plausíveis para o show de luzes, a ideia mais intrigante sugere que as sombras estão sendo lançadas no espaço por um anel interno em forma de tubo, ou toro, de material empoeirado ao redor do buraco negro.

Veja também

+ Invasão de vespas assassinas aumenta tensão com 2020 nos EUA
+ Anticoagulante reduz em 70% infecção de células pelo coronavírus
+ Assintomáticos: 5 dúvidas sobre quem pega o vírus e não tem sintomas
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança