Telescópios mostram um verdadeiro ‘mexido’ galáctico

A galáxia Arp 299, a 140 milhões de anos-luz da Terra, é um sistema com duas galáxias em fusão, cujas estrelas vão se misturando

Galáxia Arp 299: sistema em que duas galáxias estão se fundindo, com estrelas de cada galáxia se misturando entre si. Créditos: Raio X – Nasa/CXC/ Universidade de Creta/K. Anastasopoulou et al., Nasa/NuSTAR/GSFC/A. Ptak et al.; Óptico – Nasa/STScI

A galáxia Arp 299 é um sistema localizado a cerca de 140 milhões de anos-luz da Terra, contendo duas galáxias que estão se fundindo. Isso criou uma mistura parcial de estrelas de cada galáxia.

Dados do Observatório de Raios X Chandra, da Nasa, revelam 25 fontes de raios X brilhantes espalhadas por toda a “mistura” Arp 299. Quatorze dessas fontes são emissoras tão fortes de raios X que os astrônomos as categorizam como “fontes ultraluminosas de raios X” ou, na sigla em inglês, ULXs.

A imagem composta da galáxia Arp 299 reproduzida acima contém dados de raios X do Chandra (rosa), dados de raios X de alta energia do satélite NuSTAR, da Nasa (roxo), e dados ópticos do telescópio espacial Hubble, da Nasa/ESA (branco e marrom claro). A Arp 299 também emite grandes quantidades de luz infravermelha. Elas foram detectadas por observatórios como o Spitzer, da Nasa.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago