Telescópios mostram uma magnífica galáxia espiral

Combinação de imagens do Hubble e do VLT do ESO apresenta a galáxia espiral M61 com uma rara riqueza de detalhes

M61: combinação de dados do Hubble e do VLT do ESO resulta em imagem com incrível riqueza de detalhes. Crédito: ESA/Hubble & Nasa, ESO, J. Lee e equipe PHANGS-HST

O coração luminoso da galáxia M61 domina a imagem acima, emoldurado por seus braços espirais sinuosos entremeados com anéis escuros de poeira. Assim como as habituais faixas brilhantes de estrelas, os braços espirais da M61 são cravejados de manchas de luz vermelho-rubi. Sinais reveladores da formação recente de estrelas, essas regiões brilhantes levam à classificação da M61 como uma galáxia starburst (que passa por um processo intenso e contínuo de formação estelar).

Embora a espiral brilhante dessa galáxia seja uma visão espetacular, uma das características mais interessantes da M61 se esconde invisível no centro da imagem. Além de bolsões generalizados de formação de estrelas, a M61 hospeda um buraco negro mais de 5 milhões de vezes mais massivo que o Sol.

Situada na direção da constelação de Virgem, a M61 (Messier 61, ou NGC 4303) aparece quase de frente aqui. Isso a torna um tema popular para imagens astronômicas, embora a galáxia esteja a mais de 52 milhões de anos-luz da Terra. Esta imagem astronômica especial incorpora dados não só do telescópio espacial Hubble, mas também da câmera FORS do Very Large Telescope (VLT) do Observatório Europeu do Sul (ESO). O resultado revela a M61 em detalhes sem precedentes.

Esta imagem impressionante é um dos muitos exemplos de trabalho em equipe de telescópios – os astrônomos frequentemente combinam dados de telescópios terrestres e espaciais para aprender mais sobre o universo.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago