Telescópios obtêm imagem impecável de galáxia em rotação

Soma de observações do Hubble e do Alma resulta num retrato marcante da galáxia IC 1954

Galáxia espiral IC 1954: imagem que sintetiza dados do Hubble e do Alma. Crédito: ESA/Hubble & Nasa, J. Lee e equipe Phangs-HST

A galáxia espiral IC 1954 ocupa o centro desta imagem do telescópio espacial Hubble, da Nasa/ESA. A galáxia, que fica a aproximadamente 45 milhões de anos-luz da Terra na constelação de Horologium (O Relógio), possui uma barra central brilhante e braços espirais preguiçosamente sinuosos entremeados com nuvens escuras de poeira.

Este retrato da IC 1954 foi capturado com a Wide Field Camera 3 do Hubble. Ele faz parte de um conjunto de observações projetado para tirar vantagem de algum trabalho em equipe do telescópio.

O Hubble observou grupos de estrelas jovens em galáxias próximas em comprimentos de onda ultravioleta e ótica. Enquanto isso, o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (Alma) – um radiotelescópio baseado em terra, no deserto chileno do Atacama – coletou dados sobre discos formadores de estrelas e nuvens de gás frio. A combinação dos dois conjuntos de observações permitiu aos astrônomos juntar os pontos e entender as conexões entre as estrelas jovens e as nuvens de gás frio que as originam.

Essas observações também estabelecem as bases para observações futuras com o próximo Telescópio Espacial James Webb, da Nasa/ESA/CSA. Ele examinará galáxias próximas e observará as primeiras fases da formação estelar.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago