A Terra adquiriu uma segunda “mini-Lua”, do tamanho de um carro, de acordo com astrônomos que viram o objeto circundando nosso planeta, informou o site Phys.org. A massa – de aproximadamente 1,9 a 3,5 metros de diâmetro – foi observada pelos pesquisadores Kacper Wierzchos e Teddy Pruyne no Catalina Sky Survey, financiado pela Nasa, no Arizona, na noite de 15 de fevereiro.

O único outro asteroide conhecido em órbita da Terra, 2006 RH120, girou em torno do planeta de setembro de 2006 a junho de 2007.

“BIG NEWS. A Terra tem um novo objeto capturado temporariamente / Possível mini-Lua chamada 2020 CD3”, provavelmente um asteroide do tipo C, tuitou Wierzchos em 26 de fevereiro.

LEIA TAMBÉM: Segredos do lado oculto da Lua são revelados por missão da China

O astrônomo disse que era “um grande negócio”, pois “este é apenas o segundo asteroide conhecido em órbita da Terra (após o 2006 RH120, que também foi descoberto pelo Catalina Sky Survey)”. A rota do objeto sugere que ele entrou na órbita da Terra há três anos, disse Wierzchos.

Mais algumas semanas em órbita

O Minor Planet Center do Smithsonian Astrophysical Observatory, que coleta dados sobre planetas e asteroides menores, fez um anúncio no qual diz que “nenhuma ligação para um objeto artificial conhecido foi encontrada”, o que implica que provavelmente foi um asteroide capturado pela gravidade da Terra. “As integrações em órbita indicam que este objeto está temporariamente ligado à Terra.”

O empresário de tecnologia Elon Musk disse que o objeto do tamanho de um carro não era o Tesla Roadster que ele lançou no espaço em 2018, que agora está orbitando o Sol. “Não é meu”, ele tuitou.

O novo vizinho da Terra não está em uma órbita estável ao redor do planeta e é improvável que permaneça nela por muito tempo. “Ele está se afastando do sistema Terra-Lua enquanto falamos”, disse Grigori Fedorets, pesquisador da Queen’s University Belfast, na Irlanda do Norte, à revista “New Scientist”. Segundo Fedorets, o objeto provavelmente sairá da órbita terrestre em abril.