Localizado nos arredores da capital alemã, complexo empregará cerca de 12 mil funcionários, visando produção de 500 mil automóveis elétricos por ano, assim como baterias para veículos.Cerca de dois anos após o início dos trabalhos de construção, a primeira fábrica europeia da Tesla em Grünheide, nos arredores de Berlim, tem inauguração marcada para esta terça-feira (22/03), com a presença do chanceler federal alemão, Olaf Scholz, e do ministro alemão da Economia e vice-chanceler, Robert Habeck.

O CEO da empresa, Elon Musk, também comparece para abrir oficialmente as instalações. Na cerimônia, ele entrega pessoalmente os primeiros carros elétricos produzidos na Alemanha aos proprietários.

Na noite de segunda-feira, Musk escreveu no Twitter: “Excitado em entregar amanhã os primeiros carros de produção do Giga Berlin-Brandenburg!”

O estado de Brandenburg, onde fica Grünheide, comemora o projeto de 1 bilhão de euros que visa empregar 12 mil funcionários e tem como meta a produção anual de 500 mil carros como um sinal para toda a região da antiga Alemanha Oriental.

Protesto de ambientalistas

Os ambientalistas, por outro lado, continuam a protestar, principalmente pela preocupação com o abastecimento de água potável. A iniciativa de cidadãos de Grünheide afirma que as preocupações e objeções no processo de autorização para a obra foram ignoradas e “direitos, pervertidos”. Os carros elétricos da Tesla são “tudo menos bons para o meio ambiente”.

Já o ministro da Economia, Habeck, saudou o “enorme investimento” da fabricante de carros elétricos dos EUA, ressaltando que a Tesla iniciou a construção “basicamente sem financiamento público” e, portanto, “assumiu um forte compromisso com a Alemanha como local de investimento”, disse ele nesta terça-feira em Grünheide. “É claro que esse curto período de construção da fábrica também pode ser um requisito para o ritmo da Tesla em outras áreas também.” Ele elogiou a abordagem de Musk como “uma cultura corporativa ousada”.

A Tesla construiu grande parte da fábrica por sua conta e risco, baseada apenas em licenças preliminares. A aprovação final da planta só foi dada no início de março. Habeck continuou dizendo que a eletromobilidade poderia ajudar a Alemanha a se tornar menos dependente do petróleo.

A própria Tesla se considera como tendo uma “missão para acelerar a transição global para a energia sustentável”. A fábrica gigante da Tesla na Alemanha representa uma nova concorrência para montadoras do país, como Volkswagen, BMW ou Audi, em meio a um segmento de eletromobilidade em rápido crescimento.

Licenças provisórias

O pioneiro dos carros elétricos Musk anunciou o investimento de bilhões de euros perto de Berlim em novembro de 2019 e iniciou a construção em fevereiro de 2020. Musk inicialmente contou com autorizações provisórias do estado de Brandemburgo.

Originalmente o empresário queria começar a produção em Grünheide a partir de meados de 2021. Mas a aprovação demorou mais do que o planejado, em parte porque a Tesla só fez mais tarde o registro para uma fábrica de baterias, a qual ainda está em construção.

A aprovação final para o complexo industrial, cujas unidades de produção deverão ocupar uma área total de mais de 227 mil metros quadrados, só veio há cerca de duas semanas, quando a fase de produção para teste já estava em execução.

md/ek (DPA, APF)