No início da Idade do Bronze da Europa, os povos antigos usavam objetos de bronze como uma forma inicial de dinheiro. Eles chegaram até a padronizar a forma e o peso de sua moeda. A conclusão está em um estudo de Maikel H. G. Kuijpers e Catalin N. Popa, da Universidade de Leiden (Holanda), publicado no jornal de acesso aberto “PLOS ONE”.

O dinheiro é uma característica importante da sociedade humana moderna. E uma característica fundamental do dinheiro é a padronização, mas isso pode ser difícil de identificar no registro arqueológico, pois os povos antigos tinham formas de medição inexatas em comparação com os dias de hoje. No estudo, os autores avaliaram a possibilidade de dinheiro do início da Idade do Bronze na Europa Central, comparando os objetos com base em sua similaridade percebida – se não precisa.

Os objetos estudados eram feitos de bronze em formas descritas como anéis, barras e lâminas de machado. Os autores examinaram mais de 5 mil desses objetos em mais de 100 tesouros antigos. Eles compararam estatisticamente os pesos dos objetos usando um princípio psicológico conhecido como fração de Weber. Esse princípio quantifica o conceito de que, se os objetos são semelhantes o suficiente em massa, um ser humano que os pesa manualmente não pode dizer a diferença.

Sistema de pesagem

Os autores descobriram que, embora os pesos dos objetos variassem, cerca de 70% dos anéis eram semelhantes o suficiente para serem indistinguíveis à mão (em média, cerca de 195 gramas). O mesmo acontecia com subconjuntos de barras e lâminas de machado.

Anéis analisados pelos autores do estudo. Crédito: MHG Kuijpers, foto do autor (CC-BY 4.0, creativecommons.org/licenses/by/4.0/)

Kuijpers e Popa sugerem que essa semelhança consistente em forma e peso e o fato de que esses objetos muitas vezes ocorriam em depósitos são sinais de seu uso como uma forma inicial de moeda padronizada. Mais tarde, na Idade do Bronze Média da Europa, ferramentas de pesagem mais precisas aparecem no registro arqueológico, juntamente com um aumento na sucata de bronze, apontando para um sistema desenvolvido de pesagem.

Os autores acrescentam: “Os euros da pré-história vieram na forma de anéis, barras e machados de bronze. Esses artefatos do início da Idade do Bronze foram padronizados em forma e peso e usados ​​como uma das primeiras formas de dinheiro”.