Thom Yorke – Bardo atormentado

“Meu filho ama muito a vida selvagem. E toda vez que ele desenha um urso-polar, quero dizer-lhe que ele provavelmente não o fará quando tiver a minha idade. É meio difícil lidar com isso”

Thom Yorke (Foto: Divulgação)

O compositor, multi-instrumentista e cantor inglês Thom Yorke, da banda Radiohead, não limita sua inquietude às músicas que faz. Ela se espalha por um conjunto de pensamentos e ações assumidos por Yorke ao longo de sua carreira, iniciada nos anos 1990. Ativista ambiental fervoroso e desde 2003 apoiador da organização Friends of the Earth, o músico disse que se envolveu a fundo com o tema do aquecimento global depois de seus dois filhos nascerem e ele “acordar toda noite simplesmente aterrorizado”.

Preocupado com as sequelas ambientais dos shows de rock, Yorke encomendou com os colegas do grupo um estudo em 2008 para reduzir a pegada de carbono das excursões do Radiohead. Desde então, a banda opta por tocar em locais com acesso fácil a ônibus, metrô e trens, faz acordos com transportadoras para reduzir a emissão de CO2, usa iluminação de LED e estimula festivais a fornecer plásticos reutilizáveis. Vegetariano, Yorke é um crítico ácido da indústria de carne, e também se posiciona contra guerras e a favor de um comércio internacional mais justo e de uma revisão da dívida do Terceiro Mundo.

blog comments powered by Disqus