Empresa quer produzir toca-fitas com tecnologia bluetooth

Empresa faz campanha de financiamento para produzir toca-fitas com tecnologia bluetooth

toca-fitas bluetooth
Empresa vai produzir toca-fitas com tecnologia bluetooth / Foto: Divulgação Nimlab

Se você é um saudosista dos anos 1980 e 1990 e adoraria relembrar sua infância ou adolescência de sair por aí com seu toca-fitas e algumas fitas cassetes, uma boa notícia para você: a empresa Ninmlab promete ressuscitar o aparelho que marcou as vidas de tanta gente que cresceu nessas décadas. Mas com uma importante diferença: o novo toca-fitas, batizado de “It´s Ok”, virá com tecnologia bluetooth. Assim, os usuários poderão usar o aparelho com fones sem fios.

O primeiro tocador portátil de fitas cassetes foi criado em 1979. Foi o início da geração dos dispositivos musicais pessoais. Pela primeira vez as pessoas podiam carregar facilmente sua própria seleção musical para onde ela quisesse.

Amantes da música passavam horas e horas ouvindo rádios e gravando suas canções favoritas e preparando “mixed tapes” para namorados e namoradas.

A ideia do walkman da Ninmlab é resgatar essa sensação de nostalgia. “A música digitalizada é conveniente, mas uma fita cassete é romântica e inesquecível”, afirma a empresa em comunicado.

toca-fitas bluetooth
O protótipo do “It´s Ok”, toca-fitas com tecnologia bluetooth / Foto: Divulgação

Porém, o novo toca-fitas bluetooth ainda é um protótipo. A empresa está arrecadando verba por meio do site Kickstarter para produzir o aparelho. As contribuições começam em US$ 63. Por esse valor, o contribuinte recebe uma unidade do toca-fitas e uma fita cassete, para o usuário gravar o que quiser.

A ideia da empresa é que o usuário use a fita para gravar mensagens para outras pessoas. “Diferentemente da tecnologia de smartphones, uma fita tem um tempo limitado. Por isso, apenas as mensagens mais significativas serão gravadas. Como é um objeto físico, essa caixa pode ser segurada nas mãos e passada para pessoas que importam, o que nos ensina valorizar as coisas”, afirma a empresa no material de divulgação da campanha.

O aparelho, que tem três opções de cores: branco, rosa e azul escuro, também pode ser conectado a caixas de som bluetooth para o usuário compartilhar suas fitas com outras pessoas. O “It´s Ok” será compatível com fones bluetooth 3,5mm ou 5.0 e com caixas de som de 5.0mm.