Trabalhadores de empresa de gás acham corpos de 800 anos no Peru

Restos mortais localizados em Chilca estavam em uma sepultura comum, com alimentos e instrumentos musicais ao seu redor

Os oito fardos funerários de 800 anos foram encontrados em Chilca durante escavações para as redes de gás natural. Crédito: Cálidda

Funcionários da empresa de distribuição de gás natural peruana Cálidda encontraram os restos mortais de oito pessoas enterradas em uma tumba comum com alimentos e instrumentos musicais há cerca de 800 anos, na região da antiga cidade de Chilca. O local, no quilômetro 62 da estrada Panamericana Sur, fica cerca de 60 quilômetros ao sul de Lima, a capital do Peru.

Segundo declarou Cecilia Camargo, arqueóloga coordenadora de patrimônio cultural da Cálidda, à agência noticiosa AFP, os corpos de adultos e crianças foram envoltos em material vegetal. Milho, pratos e diversos instrumentos de sopro, incluindo flautas, estavam dispostos ao redor deles. O material indica que eram pessoas dedicadas ao artesanato, à tecelagem ou à música. “É um achado importante que nos dá mais informações sobre a história pré-hispânica de Chilca”, afirmou a pesquisadora.

Alguns dos corpos foram sepultados com conchas na cabeça e carregavam sacos com folhas de coca. As folhas são tradicionalmente mascadas como estimulante nas regiões andinas.

Esta não foi a primeira descoberta arqueológica envolvendo a Cálidda. Em 2018, por exemplo, trabalhadores da empresa acharam 30 corpos antigos na mesma região. Em novembro do ano passado, a tumba de uma mulher de 600 anos foi descoberta no distrito de San Juan de Lurigancho, na província de Lima. No total, durante as obras de instalação de gás natural nos últimos seis anos, já foram recuperados e investigados cerca de mil achados arqueológicos, em coordenação com o Ministério da Cultura, entre Lima, Callao, Chilca e Cañete (todas na província de Lima).

Saiba mais
+ Carolina Dieckmann pede R$ 9 milhões por mansão no Rio
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua