Tradição familiar

“Tento escolher assuntos que possa aprender e, a seguir, focar e fazer o máximo que puder. Se você tem uma tremenda quantidade de calor da notoriedade, então pode irradiar um pouco mais da sua luz numa direção diferente.”

George Clooney (Foto: AFP)

A preocupação social do ator, roteirista, diretor e produtor de cinema americano George Clooney vem de berço: seu pai, o ex-apresentador de TV Nick Clooney, passou aos filhos a ideia de que cada pessoa é responsável por cuidar de todas as outras. Entre suas iniciativas nessa área estão a organização Not On Our Watch, que ele criou em 2008 com os colegas Don Cheadle, Matt Damon, Brad Pitt e o produtor Jerry Weintraub para trabalhar pelo fim do genocídio no Sudão e desenvolver atividades humanitárias naquele país, no Zimbábue e em Myanmar.

Nomeado Mensageiro da Paz pela ONU em 2008, ele também apoia iniciativas como a campanha ONE, criada por Bono Vox, vocalista da banda U2, para combater a pobreza no mundo. Sua mais recente ação nessa área veio por meio da Clooney Foundation for Justice (CFJ), que ele fundou em 2016 com sua esposa, a advogada Amal Clooney, para cuidar do problema dos refugiados sírios. Na esteira da onda de violência ocorrida em Charlottesville (Virgínia) em agosto deste ano, a CFJ anunciou uma parceria com o Southern Poverty Law Center e doou US$ 1 milhão para a entidade usar em iniciativas destinadas a combater “o fanatismo e o ódio” que o extremismo violento tem estimulado nos Estados Unidos.

Conheça aqui outras personalidades que usam sua fama em prol de ações sociais e ambientais.

blog comments powered by Disqus